Bares e restaurantes registram desempenho abaixo da expectativa neste verão
O desempenho dos bares e restaurantes no litoral de Santa Catarina ficou abaixo do esperado neste verão. Para 68% dos proprietários, a temporada foi inferior ou igual à passada.
O resultado vai contra as expectativas criadas no Réveillon, quando 54% dos empresários acreditavam que este verão teria um melhor desempenho do que em 2019.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), entidade que levantou os dados, o clima e a economia não favoreceram o desempenho do setor.
Com o tempo ensolarado e seco, os veranistas permaneceram mais tempo à beira do mar, fazendo as refeições na praia e saindo mais tarde para jantar, aumentando a ociosidade dos bares e restaurantes nestes horários.
“Vale destacar que há dois anos já se percebia redução no fluxo de clientes. Uma percepção igual à do ano anterior não é considerada positiva. Recebemos muitos visitantes com o poder de compra corroído pela crise econômica. Como os moradores, eles tiveram de adequar seu hábito de consumo”, afirmou o presidente da Abrasel em SC, Raphael Dabdab.
Quanto ao gasto médio, 76% dos empreendedores afirmaram que foi menor ou igual da última temporada. A região com melhor resultado foi o Litoral Norte, onde 40% dos proprietários disse que este ano foi mais movimentado.