Base do governo espera que presidente da Câmara de Brusque não seja do PL
Após as eleições municipais, os vereadores eleitos começam a se movimentar para a escolha do presidente da Câmara. Em Brusque, a tendência é que o partido que terá a maior bancada do Legislativo a partir de 2025, o PL, não ocupe o cargo. Pelo menos é isso que espera a futura base do governo. A […]
Após as eleições municipais, os vereadores eleitos começam a se movimentar para a escolha do presidente da Câmara. Em Brusque, a tendência é que o partido que terá a maior bancada do Legislativo a partir de 2025, o PL, não ocupe o cargo. Pelo menos é isso que espera a futura base do governo. A presidência é definida por eleição, mas geralmente são firmados acordos entre os vereadores nos bastidores.
Fontes que falaram sob condição de anonimato entendem que o cargo deve ficar com um dos partidos que estava na coligação do prefeito reeleito André Vechi (PL). São eles: PP, PRD, Podemos e Republicanos. A coligação Para Brusque Seguir Avançando, de Vechi, elegeu 11 dos 15 parlamentares, uma maioria considerável para governar sem transtornos.
“Temos o prefeito e o vice-prefeito do PL. Não seria justo com o grupo o presidente da Câmara ser do PL também. Não sei qual será a decisão do prefeito, pois ele ainda não nos falou nada sobre apoiar alguém, mas acredito que essa será a análise [de o presidente não ser do PL], que seria mais coerente”, afirma uma das fontes.
Circula nos bastidores que os vereadores reeleitos do PP, Jean Pirola e André Rezini, têm interesse no cargo. O atual presidente, Jean Dalmolin, e o vereador Rogério dos Santos, reeleitos pelo Republicanos, também desejam iniciar um novo mandato na cadeira de presidente do Legislativo.
O líder do governo na Câmara e vereador eleito mais votado, Valdir Hinselmann (PL), também visa ocupar a função, mas pode ser impedido por ser do PL. Além da possível “exclusão” do PL das conversas para a presidência, deve pesar na escolha não ser vereador de primeiro mandato.
A Câmara de Brusque contará com cinco novos vereadores a partir de 2025: Antônio Roberto (PRD), Elizabete Eccel, a Bete (PT), Felipe Hort (Novo), Pedro Corrêa da Silva Neto (PL) e Joubert Lungen (Podemos). Ainda conforme as fontes consultadas por O Município, as movimentações pela presidência ainda caminham a passos lentos.
Leia também:
1. Visto do alto: drone registra demolição de prédio abandonado em Brusque
2. ‘Nunca é fácil’: médico fala sobre o desafio de comunicar um diagnóstico de câncer de mama
3. Acidente frontal entre carro e ônibus é registrado no Cedro Alto, em Brusque
4. Primeiro Super Sábado de Botuverá reúne famílias e movimenta comércio
5. Pé-de-Meia: programa do governo federal inicia pagamentos estudantes nesta segunda-feira
Assista agora mesmo!
Veja como foi chegar aos destroços do avião que caiu em Guabiruba em 1995: