Bebê de brusquense grávida com zika vírus nasce saudável

A mulher contraiu a doença em viagem ao Mato Grosso e foi diagnosticada em janeiro

Bebê de brusquense grávida com zika vírus nasce saudável

A mulher contraiu a doença em viagem ao Mato Grosso e foi diagnosticada em janeiro

A Vigilância Epidemiológica de Brusque informa que a grávida que havia contraído o vírus da zika deu à luz uma criança saudável. A coordenadora do programa de Controle da Dengue, Fernanda Lippert, afirma que o bebê nasceu com o perímetro cefálico normal, o que indica que não possui microcefalia.

A coordenadora da Dengue afirma que a mulher de 31 anos deu à luz no dia 12 deste mês. Imediatamente, a criança passou por exames em um hospital em Joinville, onde estão os equipamentos mais indicados para diagnosticar a doença, além disso, o município é referência em neuropediatria.

“A criança já passou por consulta com neuropediatra em Joinville e por consultas com os médicos da rede municipal. Aparentemente, está tudo normal. Ela ainda está passando por alguns exames, mas parece tudo bem, tanto com ela quanto com a mãe”, esclarece Fernanda.

A partir de agora, a criança passará a ser acompanhada na rede municipal de saúde normalmente. “Ela vai consultar com o pediatra normalmente, mas está tudo certo com a mãe e com ela”, explica Fernanda.

A grávida havia sido diagnosticada com o vírus da zika em 27 de janeiro, quando estava na 37ª semana da gestação. Ela sentiu febre, dor de cabeça e nas articulações, cansaço, náuseas e manchas avermelhadas na pele e procurou uma unidade básica de saúde – não revelada -, onde foram realizados os exames e constatada a doença.

A Vigilância Epidemiológica classificou o caso como importado, pois a mãe adquiriu o vírus em viagem à Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. Este foi o primeiro caso confirmado da doença em Santa Catarina. A partir daí, a mulher foi acompanhada pelo ginecologista da rede pública Eduardo Samuel Haubert.

“A criança já passou por consulta com neuropediatra em Joinville e por consultas com os médicos da rede municipal. Aparentemente, está tudo normal”, Fernanda Lippert, coordenadora do programa de Controle da Dengue

 

Cinco casos de dengue

Segundo a coordenadora do programa de Controle da Dengue, há cinco casos positivos de dengue em Brusque. Ainda de acordo com ela, em todos eles as pessoas viajaram e contraíram a doença fora da cidade, por isso são catalogados como importados. “Eles já passaram por consulta médica e estão em tratamento”, diz Fernanda.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio