Bem menos que básico
Saneamento em pauta, deixado acolá, governo a governo, responsabilidade que se cobre os olhos e deixa para o próximo resolver. Em questões práticas, a importância do saneamento básico está ligado a políticas públicas, com implantação de sistemas que promovam abastecimento de água, esgoto sanitário e destinação correta de lixo.
Ontem o jornal Município Dia a Dia publicou uma pesquisa que aponta 40,91% dos entrevistados consideram boa as condições de saneamento básico em Brusque, e ainda pouco mais de 2% considera ótimo. Porém, como foi frisado, Brusque não possui 1m sequer de rede de esgoto instalado.
Uma cidade medieval de 1500 é que se equipara uma cidade sem tratamento de esgoto. Mas como infelizmente é de costume, a devida atenção só será dada quando algum surto de doença acontecer. E se o esgoto em Brusque não é da competência do Serviço Municipal de Água e Esgoto, porque a autarquia tem essa nomenclatura, direção? Que falta de básico.
Reconhecimento internacional
O grupo Uvel, com matriz em Brusque, acaba de receber a certificação máxima da Chevrolet, o prêmio Classe A, pelos 100 pontos concebidos em suas concessionárias de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A festa aconteceu no salão de convenções do Hotel Hyatt Ziva, em Cancun, e contou com a presença do presidente da General Motors Brazil, Carlos Zarlenga, e seu vice, Enerto Cruz. Ainda partiram de Brusque para o México, a família Zaninotto que administra o grupo Uvel, para receber em mãos o certificado.
Sábado fácil
Amanhã acontece o penúltimo Sábado Fácil do ano. As vendas agora começam a aquecer para o natal, que timidamente já passa a tomar conta das lojas de decoração e especializadas. A expectativa é melhor que no último triênio, porque a economia parou de cair e está tomando fôlego para ter dados positivos e fechar um 2016 melhor que 2015.
Pelo Centro terão atividades recreativas e ações, como a da campanha Hepatite Zero, que é realizada em todo país pela Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), Fundo Mundial de Hepatite (WHF) e Rotary Internacional. Em Brusque a campanha tem o apoio do Rotary, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Hospital Azambuja. “Queremos alertar a população de Brusque e da região para a importância de fazer os exames e, se o resultado for positivo, tratar a doença o mais rápido possível”, explica o médico Antônio Custódio de Oliveira Filho, que coordena a campanha na região. A ação acontece na Praça Barão de Schneeburg.
Sinduscon no Paraná
Um grupo de lideranças do setor da Construção Civil de Santa Catarina esteve, na última semana, em Curitiba (PR). O grupo, do qual fez parte o vice-presidente do Sinduscon de Brusque, Ademir José Pereira, foi conhecer o trabalho desenvolvido na capital paranaense, pelo Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil – SECONCI, considerado um dos maiores e mais bem organizados do Brasil. No SECONCI os trabalhadores recebem atendimentos médicos e dentários através de parcerias com as empresas do setor. A intenção é trazer o modelo para Santa Catarina. Além de Brusque, participaram da visita os representantes dos Sinduscons de outras cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e Blumenau.