X
X

Buscar

Bem menos que básico

Saneamento em pauta, deixado acolá, governo a governo, responsabilidade que se cobre os olhos e deixa para o próximo resolver. Em questões práticas, a importância do saneamento básico está ligado a políticas públicas, com implantação de sistemas que promovam abastecimento de água, esgoto sanitário e destinação correta de lixo.

Ontem o jornal Município Dia a Dia publicou uma pesquisa que aponta 40,91% dos entrevistados consideram boa as condições de saneamento básico em Brusque, e ainda pouco mais de 2% considera ótimo. Porém, como foi frisado, Brusque não possui 1m sequer de rede de esgoto instalado.

Uma cidade medieval de 1500 é que se equipara uma cidade sem tratamento de esgoto. Mas como infelizmente é de costume, a devida atenção só será dada quando algum surto de doença acontecer. E se o esgoto em Brusque não é da competência do Serviço Municipal de Água e Esgoto, porque a autarquia tem essa nomenclatura, direção? Que falta de básico.

Poderosa, a socialite Susy Ogliari brindando mais um ano de vida durante o feriado esta semana. Foto Carlos Alberto Alves

Reconhecimento internacional

O grupo Uvel, com matriz em Brusque, acaba de receber a certificação máxima da Chevrolet, o prêmio Classe A, pelos 100 pontos concebidos em suas concessionárias de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A festa aconteceu no salão de convenções do Hotel Hyatt Ziva, em Cancun, e contou com a presença do presidente da General Motors Brazil, Carlos Zarlenga, e seu vice, Enerto Cruz. Ainda partiram de Brusque para o México, a família Zaninotto que administra o grupo Uvel, para receber em mãos o certificado.

Carlos Zarlenga, Luiz Homero Zaninotto Junior, Maria Beatriz, Luciana e Roberto Zanitotto, e Ernesto Cruz. Foto Divulgação / Raffcom
Em Floripa, habitué das festas por Jurerê Internacional, Sonia Vanat circulando no Cafe de la Musique. Foto Rafael Romano

Sábado fácil

Amanhã acontece o penúltimo Sábado Fácil do ano. As vendas agora começam a aquecer para o natal, que timidamente já passa a tomar conta das lojas de decoração e especializadas. A expectativa é melhor que no último triênio, porque a economia parou de cair e está tomando fôlego para ter dados positivos e fechar um 2016 melhor que 2015.

Pelo Centro terão atividades recreativas e ações, como a da campanha Hepatite Zero, que é realizada em todo país pela Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), Fundo Mundial de Hepatite (WHF) e Rotary Internacional. Em Brusque a campanha tem o apoio do Rotary, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Hospital Azambuja. “Queremos alertar a população de Brusque e da região para a importância de fazer os exames e, se o resultado for positivo, tratar a doença o mais rápido possível”, explica o médico Antônio Custódio de Oliveira Filho, que coordena a campanha na região. A ação acontece na Praça Barão de Schneeburg.

Paula Caetano, de Guabiruba para parar o SPFW e o olhar de quem entende de moda. Foto Murilo Yamanaka

Sinduscon no Paraná

Um grupo de lideranças do setor da Construção Civil de Santa Catarina esteve, na última semana, em Curitiba (PR). O grupo, do qual fez parte o vice-presidente do Sinduscon de Brusque, Ademir José Pereira, foi conhecer o trabalho desenvolvido na capital paranaense, pelo Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil – SECONCI, considerado um dos maiores e mais bem organizados do Brasil. No SECONCI os trabalhadores recebem atendimentos médicos e dentários através de parcerias com as empresas do setor. A intenção é trazer o modelo para Santa Catarina. Além de Brusque, participaram da visita os representantes dos Sinduscons de outras cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e Blumenau.

As herdeiras da família Paegle; Risa, Rizia e Daise com Rosalda Paegle, próxima primeira-dama, socialmente por Brusque. Foto Rafa Dalago
Simone Feiler e Marina Stringari, que comemora aniversário amanhã e recebe o carinho da coluna. Viva! Foto Rafa Dalago