A Benutex Malhas completou 20 anos de história no dia 12 de abril. A data marca um período de duas décadas de muita dedicação em prol da exclusividade de produtos. O grande diferencial da Benutex são as malhas diferenciadas. Trata-se de produtos que dificilmente estarão sujeitos a cópias.
O aniversário da empresa foi comemorado em grande estilo no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque. A festa reuniu cerca de 300 pessoas. No evento, um vídeo que conta a história da Benutex foi exibido aos convidados.
Tudo começou com a vontade de quatro irmãos em abrir um negócio. Atualmente, Gerson Benvenuti e Almir Benvenuti são os sócios-proprietários da Benutex. A empresa, sediada no bairro Limeira, em Brusque, começou a atuar no ano de 2004 e mudou sua linha de trabalho ainda na primeira década de história.
“Começamos em 2004 com serviços de facção de malhas de viscose. Em 2007, começamos a ver o outro lado, o da venda de malha própria. Era um mercado bem concorrido. Desde então, nossa empresa não tem um crescimento muito rápido, mas é um crescimento constante. Todo ano nós crescemos”, valoriza Gerson.
Tecnologia e diferencial
No início, a Benutex começou com quatro máquinas. Depois, a empresa adquiriu mais quatro e dobrou a produção. Atualmente, são 18 máquinas trabalhando. A empresa conta com 36 colaboradores.
O administrador-financeiro da Benutex, Eduardo Benvenuti, relata que, em determinado momento da história da empresa, foi identificada uma oportunidade no mercado fitness com produtos de felpa. No entanto, depender de terceiros para produção correta da felpa é complicado. “Temos uma felpadeira para controle de qualidade”, diz Eduardo.
A Benutex trabalha principalmente com fios sintéticos, que representam cerca de 90% da produção. O carro-chefe, então, são as malhas diferenciadas com fios sintéticos. A produção ocorre por meio de uma moderna infraestrutura, com investimento na alta tecnologia.
“A estrutura que é colocada no tear é complexa de ser copiada. A máquina está aí para todos, mas, na hora de configurar o maquinário para produzir a malha, é feita uma combinação de forma a criar um produto mais exclusivo”, comenta.
Duas décadas de dedicação
Para Gerson, passar por 20 anos de empresa e, hoje, olhar para trás, é um ato que vale a pena. Para o sócio-proprietário, foi um caminho de muita luta. Eduardo segue o mesmo pensamento e diz que foi necessário resolver desafios internos e de mercado para, agora, ser possível investir na própria empresa.
“Nesses 20 anos, resolvemos muitos desafios internos e de mercado para, agora, conseguirmos fazer investimentos pensando em desenvolver inovação. Há muita informalidade no nosso setor. É difícil sobreviver fazendo as coisas pelo caminho certo. Nós conseguimos”.
A Benutex trabalha inteiramente de forma diferenciada. Sempre há na empresa tentativas de criar um produto próprio. Lançar produtos exclusivos é a grande marca da Benutex. O objetivo do negócio próprio dos irmãos Benvenuti, planejado há 20 anos, hoje se firma como uma empresa consolidada no mercado.