Biblioteca da Unifebe amplia acervo de livros em braile
Instituição busca parcerias com entidades para disponibilizar mais exemplares
Dona Dalva Zagheni, 62 anos, adora ler. Um de seus lugares favoritos é a biblioteca, e, sempre que pode, está com livro novo em mãos. O único detalhe é que dona Dalva não enxerga. Cega desde os 17 anos de idade, aprendeu a ler em braile em apenas dois meses para estar mais próxima dos livros.
Porém, a dificuldade em encontrar exemplares em braile na região onde mora dificultam o contato com a literatura. Para amenizar o problema, o Centro Universitário de Brusque (Unifebe) está ampliando seu acervo para que dona Dalva e outras pessoas da comunidade possam matar as saudades dos livros.
A biblioteca acadêmica da Unifebe já possui alguns livros em braile na instituição, e, recentemente, passou a receber a versão em braile do Jornal do Senado, que trata sobre todos os atos tratados no local.
“Atualmente, estamos ampliando a construção do nosso acervo, atendendo critérios de acessibilidade e inclusão, bem como com o intuito de oferecer igualitariamente acesso à informação aos nossos usuários e membros da comunidade”, explica a bibliotecária-chefe Carla Zenita do Nascimento.
Além disso, a instituição também está em contato com a Fundação Dorina Nowill e o Instituto Benjamin Constant para receber outros exemplares de livros totalmente em braile.
Serviço
Embora ainda estejam disponíveis em poucos exemplares, os livros em braile da Unifebe estão disponíveis para consulta na instituição de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 22h, e aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Mais informações no e-mail biblioteca@unifebe.edu.br ou no telefone (47) 3211-7217.