Biblioteca municipal de Guabiruba celebra 20 anos de existência

Local possui acervo com mais de 11 mil exemplares

Biblioteca municipal de Guabiruba celebra 20 anos de existência

Local possui acervo com mais de 11 mil exemplares

Nesta última sexta-feira, 8, a biblioteca municipal de Guabiruba completou 20 anos desde sua fundação, tendo passado por diversos locais. Inicialmente, foi instalada na rua José Dirschnabel, no Centro, depois foi transferida para a sede da Assistência Social, na rua 10 de Junho, ao lado da policlínica. Atualmente se encontra na rua Brusque, anexo à Fundação Cultural.

Desde 2016, ano em que iniciou o sistema de gestão e documentação, a biblioteca registrou um total de 955 usuários inscritos e 9263 livros emprestados. Em média, atualmente, são realizados 200 empréstimos por mês e 1300 anuais.

Hoje, a biblioteca pública municipal possui em seu acervo mais de 11 mil exemplares que abrangem todos os gêneros. O mais requisitado, até pouco tempo, era romance. Porém, a cenário mudou a partir da aquisição de livros da categoria mangá, passando a ser o preferido do público.

Conforme a bibliotecária Jéssica Glienke David, a definição de usuários é equilibrada, tanto no gênero, quanto idade. “A faixa etária é bem diversificada. Vai de criancinhas, que começam a se interessar pelos livros quando vêm fazer uma oficina na Fundação, até idosos”, explica.

A superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, enfatiza a importância da biblioteca para a comunidade. “São 20 anos de histórias para além dos livros, impactando e transformando o dia-a-dia de pessoas que vão ao encontro ou são cativadas pela leitura”, conta.

Histórico

O nome oficial do órgão é Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel. Sua fundação se deu em virtude de um programa do Ministério da Cultura, a nível nacional, chamado de “Uma Biblioteca em Cada Município”.

Em 2002, a câmara municipal aprovou o projeto de lei que homenageou o ex-prefeito Henrique Dirschnabel com o nome da biblioteca municipal.

No entanto, ela somente foi inaugurada em junho de 2005, cerca de três anos depois.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo