Biólogo brusquense pesquisa aves catarinenses por oito anos
Cristiano Voitina visitou 70% dos municípios do estado e fotografou 570 espécies
Com o desejo de descobrir as riquezas de Santa Catarina, o biólogo brusquense Cristiano Voitina, 51 anos, conseguiu realizar parte do sonho durante oito anos.
Esse foi o período em que realizou uma pesquisa de campo em 70% dos municípios catarinenses para catalogar aves. No total, foram fotografadas 570 espécies, desde as mais comuns às mais raras, como a Maria Catarinense.
O biólogo, que também é palestrante, conta que além do desejo que tinha desde pequeno, percebeu o desconhecimento por parte das crianças e jovens durante suas palestras. “Parece até que em Santa Catarina não existe fauna, até porque não existem literaturas que tratam a fundo do assunto”.
Durante o trabalho, Voitina conversou e conheceu muitas pessoas, histórias, lendas e folclores. Ele relata que saía sempre sem destino certo e, conforme as pessoas o orientavam, ele seguia o percurso.
“Quando via um local que tinha potencial também parava, ficava acampado por dias ou falava com donos das propriedades que me deixavam ficar em suas casas. Fui muito bem recepcionado”, lembra.
Os destinos geralmente eram o interior dos municípios, locais mais propícios para o encontro das aves. “Saía de casa, com a cara e coragem, e ficava em torno de dez dias fora, fotografando. Depois voltava, fazia pesquisas”. Voitina criou um site para compartilhar parte do material: www.avescatarinenses.com.br.
Resultado em livro
O trabalho do biólogo resultou em livro de 530 páginas intitulado Aves Catarinenses. O exemplar traz 502 espécies fotografadas por Voitina, sendo uma em cada página, com informações, curiosidades, mitos e ditos populares dos pássaros.
No total, mil imagens ilustram a obra, que é comercializado desde o início do ano nas livrarias Catarinenses e agora na livraria Saber, em Brusque, por R$ 120.
Voitina revela que a intenção é fazer com que o livro chegue a diversas pessoas, em especial, para as crianças nas escolas e que vire material de estudo. Ele acrescenta que também pretende fazer um documentário com o conteúdo pesquisado.
Lançamento em Brusque
Na noite desta quarta-feira, 13, o biólogo realizou o lançamento do livro na livraria Saber, no Shopping Gracher, em Brusque. Durante a noite, Voitina esteve no local, onde conversou com as pessoas e autografou exemplares.
O primeiro lançamento oficial do livro ocorreu em março, em Balneário Camboriú, município em que reside atualmente. Na sequência, em maio, o material foi apresentado no Instituto Butantan, em São Paulo. Em agosto, foi a vez de Blumenau.
A proposta de Voitina é palestrar para o Grupo de Escoteiros de Brusque e fazer a doação de livro para eles. “Quero que as pessoas tenham o livro em casa e quando virem uma ave, fotografem e depois pesquisem no livro, para conhecer mais do pássaro. Penso que quem conhece, passa a respeitar, amar e cuidar mais. É o que nossa fauna precisa”.