X
X

Buscar

Blitz educativa dá início ao Maio Amarelo em Brusque

Serão realizadas atividades de conscientização sobre segurança no trânsito durante todo o mês

Uma blitz educativa deu início à campanha do Maio Amarelo em Brusque na manhã desta quinta-feira, 2. A ação aconteceu na avenida Arno Carlos Gracher e contou com a participação dos alunos do 4º ano da escola do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Durante a atividade, que ocorreu das 9h às 10h, as crianças conversavam com os motoristas e entregavam panfletos com informações sobre segurança no trânsito.

Quando o carro parava, eram abordados com um “Bom dia, senhor motorista” bastante alegre dos estudantes.

O trio Júlia Duarte, Julia Mariah e Miguel Pedro pulava de alegria. Júlia Duarte disse que por dentro estava bastante empolgada, mas por fora estava tímida.

Brenda Pereira

A amiguinha, Julia Mariah, era bem observadora. “Até agora todos estavam de cinto”, disse. Miguel era mais tímido, mas acompanhava as amigas na abordagem e disse que estava feliz em participar da ação.

O comandante do 18º batalhão da Polícia Militar de Brusque, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, ressalta a importância de realizar esse trabalho com as crianças.  “Através deles estamos trabalhando o adulto hoje, porque a partir da hora que uma criança chama a atenção do adulto com certeza repercute muito mais na personalidade desse motorista”.

Brenda Pereira

A professora da turma, Clair Falcão de Freitas Scheeren, reforça a ideia. “Pra elas é muito importante, mas elas vão levar isso para casa. Agora conscientiza esses motoristas, porque vê o envolvimento dessas crianças, mas com certeza elas tem um retorno ainda maior em casa”.

Maio Amarelo

A campanha do Maio Amarelo acontece em todo o Brasil e surgiu com o objetivo de conscientizar os motoristas para um trânsito mais seguro.

“O trânsito ainda é o nosso grande problema de segurança pública aqui em Brusque”, analisa Ferreira Filho. Por isso, o mês de maio terá diversas atividades que promovem a conscientização.

Além da blitz educativa, que também acontece na sexta-feira, 3, às 14h30 na rodovia Antônio Heil, os órgãos de segurança pública da cidade vão promover palestras nas escolas, principalmente com alunos do ensino médio, e blitz da Lei Seca.

Brenda Pereira

“São ações que vamos estar conscientizando o cidadão para prevenir acidentes”, explica o major da Polícia Militar, Heintje Heerdt.

Heerdt também ressalta que é importante lembrar os motoristas de que o trânsito é coletivo. “As pessoas às vezes tratam o trânsito de maneira individualizada, só que o trânsito é coletivo e um erro tem consequências gravíssimas”.

“Cada um fazendo a sua parte, buscando a melhoria do trânsito, não tenho a menor dúvida que vamos ter um trânsito mais seguro, mais pacífico”, reforça o tenente-coronel.

*Notícia atualizada às 14h10 de 05/05 – A pedido da entrevista, para melhor entendimento a fala da professora Clair foi alterada.