X
X

Buscar

Blitz educativa identifica os motoristas da rodada

Ação educativa convida o público a utilizar bafômetros descartáveis

A equipe da Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque, Setram, e IGP realizaram na noite do sábado, 24, durante a Bierfest – Festival de Chopp Artesanal, uma ação educativa da operação Se Beber Não Dirija e do Programa Paz no Trânsito.

Durante a ação, os profissionais da Setram convidaram o público a utilizar os bafômetros descartáveis. Conforme a indicação do equipamento, o visitante recebia um adesivo identificando-o como “Motorista da rodada” ou “Vou de carona”, uma forma criativa de contribuir com a Lei Seca e evitar riscos no trânsito.

O secretário Paulo Sestrem explica que o objetivo da ação é conscientizar as pessoas de que é possível curtir a festa de forma segura. “As pessoas já tem consciência que estas ações são para segurança de todos”, comenta.

O teste

O teste realizado consiste em encher uma embalagem plástica soprando, em seguida, uma cápsula que contém em sua fórmula cromo reagente em forma de cristais identifica a quantidade de etanol, ou mais popularmente, álcool, já ingerido pela pessoa. A sensibilidade mínima do equipamento é de 0,1mg/L, o que já impede o motorista de dirigir. Caso ultrapasse um anel central identificado na ampola, significa que a quantidade de álcool é superior a 0,3mg/L.