Blogueiro de viagens de Florianópolis compartilha cinco dicas para quem vai visitar a Ilha no verão
Viajante entusiasta, o jornalista florianopolitano Marciano Diogo mantém um site de viagens em que traz informações e sugestões de passeios por cidades de quinze diferentes países. Convidado a compartilhar algumas indicações especiais para quem vai à Florianópolis nessa alta temporada, o catarinense dá dicas proveitosas para curtir a capital catarinense com qualidade e alto estilo:
Adote horários estratégicos para fugir do trânsito: como a mobilidade urbana é uma das principais dificuldades da Ilha, principalmente com a chegada de turistas, vale a pena acordar um pouco mais cedo para pegar o contra fluxo e evitar as filas. Coloque o despertador para acordar às 7h e evite incômodos, assim você consegue também aproveitar o sol em um horário mais saudável, retorna mais cedo, e ainda sobra tempo para fazer outras opções de lazer no fim de tarde e à noite.
Conheça os bares descolados do Centro da cidade: Floripa tem passado por um curioso movimento de revitalização do seu Centro histórico na última década, particularmente graças a iniciativa privada. São bares estilizados com diferentes propostas, seja para fazer um happy hour com os amigos, um esquenta para a balada ou um encontro mais casual. Nessa região não deixe de conhecer: o La Cave, o No Class, o Noma, o Art’s Pub e o Tralharia, esse último com um movimento um pouco mais underground.
Faça a maratona dos beachclubs no Norte da Ilha: a Praia de Jurerê Internacional tornou-se reconhecida nas últimas duas décadas por ser um dos redutos mais badalados de Santa Catarina. Isso deve-se fundamentalmente aos beachclubs, que trazem apresentações musicais, gente bonita e estilosa, além de bons drinques. Aqui não deixe de conhecer: o Café de La Musique, o 300 Cosmo, a Milk, o Donna e a La Serena. Aqui também tem o Parador P 12, casa de shows que tem sempre uma boa programação no verão.
Invista nos refúgios das praias do Sul: a região Sul apresenta praias diferentes da região Norte, além do movimento de pessoas ser menor, o mar do Sul é mais de costão, a água é mais gelada e a areia mais grossa – por isso os surfistas costumam preferir também as praias dessa área, como as da região Leste. Aqui é imperdível de conhecer a Praia do Campeche e sua reconhecida ilha, o arrebatador Morro das Pedras, o Ribeirão da Ilha, a Praia da Armação, os Açores, a Praia da Solidão e a Praia de Naufragados, essa última tendo acesso apenas por trilha ou barco.
Saboreie a gastronomia da cidade nos restaurantes tradicionais: a Ilha de Santa Catarina tem vias gastronômicas potentes para os apreciadores da boa comida. No Norte há a via de Santo Antônio de Lisboa, com excelentes restaurantes como Rosso, o Villa do Porto, o Almafi, o Sintra e o Pitangueiras; no Sul a via gastronômica do Ribeirão da Ilha conta com saborosas opções açorianas como o Ostradamus, o Porto do Contrato e o Rancho Açoriano; e há também a via gastronômica de Coqueiros, que fica na região continental da cidade e traz restaurantes mais temáticos, como o Gourmet Burguer Market, o Sabor Perú, o Zé Mané e a Maria Coxinha.
Confira outras sugestões e dicas completas do blogueiro catarinense em