Blumenau está em peso na lista de Fachin
Se fosse feito um ranking da propina de políticos por município brasileiro, a partir da lista liberada pelo ministro Luiz Fachin, do Supremo Tribunal Federal, Blumenau estaria na dianteira. Estão lá o senador Dalírio Beber e o atual prefeito, Napoleão Bernardes, ambos do PSDB; o deputado federal Décio Lima e a deputada estadual Ana Paula […]
Se fosse feito um ranking da propina de políticos por município brasileiro, a partir da lista liberada pelo ministro Luiz Fachin, do Supremo Tribunal Federal, Blumenau estaria na dianteira. Estão lá o senador Dalírio Beber e o atual prefeito, Napoleão Bernardes, ambos do PSDB; o deputado federal Décio Lima e a deputada estadual Ana Paula Lima, ambos do PT. Em outras listas comparecem também o deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD) e o ex-deputado federal João Pizzolatti (PP). Todos tem em comum o fato de Blumenau ser sua principal base eleitoral. Todos alegam inocência.
Ficha suja
Catarinenses que fizeram carreira e sucesso político em outros estados também agora estão oficialmente nas listas da corrupção, como os senadores Ivo Cassol (PP-RO), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Vanessa Grazziotin (PCdo-B-AM).
Desigualdade
Pouco antes de ver seu nome na lista de Fachin, a deputada estadual Ana Paula Lima (PT-SC) foi à tribuna confessar sua tristeza com as mulheres de SC, que são maioria da população e do eleitorado mas estão entre as brasileiras que menos votam em si próprias. Em 2014 a média de votos válidos para mulheres candidatas à deputada estadual no Brasil chegou a 12%, enquanto em SC foi de apenas 7,03%. Em 2016, enquanto a média de votos para candidatas a vereança no Brasil foi de 16%, SC registrou média abaixo da nacional, com 14,4%. Mais triste ainda: 219 candidatas – 19% do total de concorrentes a vereadora no ano passado no estado – não receberam sequer o seu voto.
Tem mais
Além da famosa lista, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, acatou um pedido para arquivar investigações contra pessoas que integraram, nas décadas de 1980 e 1990, os governos de SC, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. A curiosidade é saber quem são as de SC e se merecem aquela consideração toda, ou seja, o arquivo.
Aleluia!
Finalmente o contribuinte será dispensado de bancar a continuidade de duas empresas públicas estaduais. Está pronto para votação no plenário da Assembleia Legislativa projeto de lei do Executivo que extingue a Companhia de Desenvolvimento do Estado de SC (Codesc) e a Companhia de Habitação (Cohab-SC). O passivo das duas, até 2015, foi de R$ 250 milhões.
Pela janela
Outro caso em que, tudo indica, a constitucionalidade está sendo ignorada: projeto de lei d TJ-SC transforma os cargos de escrivão judicial e secretário do Foro, habilitando os servidores que possuem diploma de curso superior ao cargo de analista administrativo. Com novo salário, sem concurso público?
Certificação
O mundo do vinho em SC está mais que orgulhoso. A uva da variedade Goethe e o vinho homônimo, acabam de ganhar certificação internacional e assim integrar o catálogo mundial “Arca do Gosto”, da organização SlowFood. O catálogo identifica, localiza, descreve e divulga os sabores especiais no mundo.
Sem corte
Novo projeto do senador Dário Berger (PMDB-SC), passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Impede o corte de luz, água, telefonia ou internet de locais que prestarem serviços de utilidade pública, como escolas, hospitais, delegacias de polícia e unidades do Corpo de Bombeiros.
Separação judicial
A entrada em vigor da Emenda Constitucional 66, que modificou o artigo 226 da Constituição Federal para deixar de condicionar o divórcio à prévia separação judicial ou de fato, não aboliu a figura da separação judicial do ordenamento jurídico brasileiro, mas apenas facilitou aos cônjuges o exercício pleno de sua autonomia privada. Ou seja: quem quiser pode se divorciar diretamente; quem preferir pode apenas se separar. O entendimento foi firmado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), para tranquilidade de milhares de pessoas.
Medo
O medo de bandidos nas estradas federais apavora os turistas uruguaios que vieram passar a Semana Santa em SC. Como fizeram na vinda, farão também no retorno para casa: viajar em comboio de até 10 veículos, uns protegendo os outros. Não dispensam sequer a SC-401, entre o Centro e as praias do norte da Ilha de SC.
DETALHES
- Dezenas de prefeitos reuniram seu primeiro escalão nesta semana para fazer uma avaliação dos primeiros 100 dias de suas gestões. O que ouviram pareceu o Muro das Lamentações. Não há uma prefeitura sem dificuldades, nunca vistas. E com perspectivas futuras piores.
- Depois da lista de Fachin, quem sobra de honesto?
- É o fim do mundo. Ou seria o começo? Tomara que a lista de Fachin seja uma oportunidade de limpar nossa política, em todos os sentidos.