Blumenau terá Pelznickels na programação de Natal

Costume mantido em Guabiruba, Papai Noel do mato entreterá as crianças

Blumenau terá Pelznickels na programação de Natal

Costume mantido em Guabiruba, Papai Noel do mato entreterá as crianças

A organização do evento Magia de Natal, de Blumenau, anunciou que a partir deste ano irá incluir o Pelznickel entre as atrações da programação. O Papai Noel do Mato ficou famoso em Santa Catarina após a criação da Sociedade do Pelznickel, que difunde a tradição em Guabiruba. Embora a inclusão do Pelznickel signifique a sua popularização, o fato é visto com ressalva por quem preserva o costume.

O Magia de Natal é um evento tradicional no fim de ano em Blumenau, que ocorre entre novembro e dezembro. Vários turistas de diversas cidades e até de fora do país passam pela Vila Germânica para ver as atrações.

Luiz Koerich, diretor de eventos e operações do Parque Vila Germânica, afirma que a organização sentiu a necessidade de buscar novas atrações para este ano. Foi realizada, então, uma reunião, na qual surgiu a ideia do Pelznickel, o Papai Noel do Mato, que era muito popular na Alemanha há muito tempo.

Segundo Koerich, foi feita uma pesquisa que indicou que o Pelznickel é muito popular em Guabiruba. A organização resolveu, então, adotar a tradição, “importando-a” do outro município.

Pelznickel bonzinho

Uma diretora de arte foi contratada para elaborar a encenação do Papai Noel do Mato durante o Magia de Natal. A ideia é que ele apareça para as crianças enquanto elas passeiam de trenzinho dentro do parque Vila Germânica.

Há um porém na intenção da organização: o Pelznickel é um Papai Noel disciplinador, que cobra das crianças a obediência aos pais. Koerich diz que este tipo de mensagem é complicada nos dias atuais por causa das mudanças no comportamento social.

É por este motivo que o Pelznickel de Blumenau será diferente do de Guabiruba. Ele não poderá assustar as crianças. “Ele não pode ser muito assustador ou fazer muito barulho para as crianças”, explica o diretor de eventos.

A aparência do Pelznickel, que é coberto de mato e tem uma corrente em mãos, a princípio, será mantida, segundo Koerich. Tudo isto ainda será definido em reunião com a diretora contratada para elaborar a atração.

Os Pelznickel de Blumenau não serão encenados pelas pessoas de Guabiruba, a princípio. De acordo com o diretor da Vila Germânica, há a intenção de fazer contato com a Sociedade do Pelznickel, porém, isto ainda não ocorreu.

Pela tradição, não pelo dinheiro

A notícia de que Blumenau passará a contar com o Pelznickel circulou rápido e chegou à Sociedade do Pelznickel, entidade de Guabiruba dedicada à preservar a tradição. O vice-presidente Fabiano Siegel afirma que a principal diferença é que eles fazem tudo por amor, não pelo dinheiro.

“As outras pessoas fazem pelo lado econômico, não pela tradição”, comenta. Siegel reconhece que o Pelznickel acontecia, no passado, não só em Guabiruba, mas também em Blumenau, Brusque e Pomerode. Contudo, o único município a manter o costume vivo foi Guabiruba. “A tradição é de Guabiruba”, diz.

Segundo Siegel, a Sociedade do Pelznickel já teve várias propostas comerciais, contudo, manteve-se firme às tradições germânicas. Pomerode queria uma Casa do Pelznickel permanente, e um shopping de Blumenau convidou os intérpretes para posarem para fotos, por exemplo.

A sociedade apresentou-se em Pomerode duas vezes no ano passado. Há quatro anos, também esteve em Blumenau. À época, algumas pessoas reclamaram e a atração foi retirada da temática do Magia de Natal. Agora, modernizado e repaginado, o Pelznickel poderá voltar para a cidade-polo da região.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio