BMX brusquense brilha na Argentina
Em sua primeira competição internacional, Bernardo Vieira vence todas as baterias e fatura torneio sul-americano
Em sua primeira competição internacional, Bernardo Vieira vence todas as baterias e fatura torneio sul-americano
O piloto brusquense Bernardo Vieira fez história no último fim de semana ao vencer de ponta a ponta a Copa Sul-americana de BMX A competição foi realizada em Córdoba, na Argentina, e envolveu os principais pilotos da América do Sul.
Em seu primeiro desafio internacional, o jovem atleta da categoria boys 8 anos brilhou e faturou o título nos dois dias de prova (round 1 e 2). Soberano desde o início, Vieira ganhou todas as baterias que disputou. Para se sagrar campeão, ele competiu com cerca de outros 15 atletas.
‘Surpresa esperada’
O atleta e treinador do piloto, Marcelo Debrassi, define a vitória de Vieira como uma ‘supresa esperada’. Entusiasmado pelo resultado do piloto, ele comenta que existia a previsão de pódio, pois o atleta ‘sempre esteve um passo acima de sua categoria’. O desempenho foi comemorado sobretudo pelo fato de o atleta ter 100% de aproveitamento nas baterias. “Foram cerca de oito”, lembra o treinador. “Considero que foi uma surpresa esperada, pois sabíamos do seu potencial”, destaca.
O piloto retornou segunda-feira a Brusque junto com Lucas Moresco Zimmermann, o Lucão. Ambos representaram a BBF/Bandeirante no evento.
Lucão fica em 5º
Lucão era um dos favoritos para vencer a prova ao lado do anfitrião Capelo, top 3 do mundo. Segundo Debrassi, ambos, o brusquense e o argentino, atualmente são os melhores da América do Sul na categoria Boys 9 anos. “O Capelo é o grande concorrente no continente. É um atleta muito bom. Em uma bateria, o Lucas chegou a cruzar roda a roda com ele, demonstrando muito força também”, explica.
Apesar do favoritismo, os pilotos acabaram surpreendidos na disputa. Capelo terminou na segunda colocação nas provas, enquanto Lucão foi quinto colocado no 1º round, sábado; e sexto no 2º, domingo. Eles também competiram com cerca de 15 atletas.
Mesmo com expectativa de ver os atletas entre os três melhores, Debrassi tira a pressão por resultados do atleta. Segundo ele, a expectativa é trabalhar com o piloto com foco no campeonato mundial que será disputado em julho na Bélgica. “Esperamos um bom resultado no mundial. Queremos colocar ele entre os oito melhores pilotos do mundo”, diz.
Além de Lucão, a expectativa é de que o próprio Bernardo Vieira também represente Brusque na competição. Antes, os atletas ainda têm pela frente outro desafio internacional. O Pan-americano do Chile, em maio.