Nestes últimos dias várias pessoas me abordaram, curiosas em saber informações sobre uma suposta previsão de frio histórico no próximo inverno em SC, talvez o mais rigoroso dos últimos cem anos. Fui enfático em afirmar a este indivíduos meu desconhecimento sobre o assunto, pois não li e muito menos ouvi de nenhum profissional, uma tendência nesse sentido.
Para me certificar de forma mais conclusiva, consultei de forma direta, no final desta madrugada de sábado, 21, dois profissionais da área de meteorologia, Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho. Fiz a pergunta aos dois se de fato, há alguma projeção que indique algum evento de frio muito extremo na próxima estação e a resposta de ambos foi a mesma: “É MENTIRA”, tudo falso.
Tipo de notícia sensacionalista que partiu de alguém ou até mesmo grupo de pessoas que eventualmente, estão interessadas em tirar proveito de alguma forma com isso, seja no setor de vestuário, na tentativa de incrementar as vendas de roupas de inverno, ou até mesmo no turismo, ou simplesmente usar da irresponsabilidade para curtir todo o “tsunami” que este tipo de assunto causa por aí.
Tanto Coutinho quanto Scheuer, afirmam que tem tudo para termos um inverno/2018 um pouco mais rigoroso se comparado ao de 2017, mas tudo dentro de uma normalidade, muito longe de ser o “inverno do século”.