Prefeito Bóca Cunha apresenta secretários interinos
Nomes escolhidos são, em sua maioria, servidores efetivos; definição sobre secretariado definitivo sairá nos próximos dias
Nomes escolhidos são, em sua maioria, servidores efetivos; definição sobre secretariado definitivo sairá nos próximos dias
O novo prefeito de Brusque, José Luiz Cunha, o Bóca (PP), concedeu entrevista coletiva na manhã de segunda-feira, 6, para anunciar os secretário interinos. A divulgação dos nomes foi feita após uma reunião realizada às 7h com o secretariado. O horário cedo foi alardeado por Bóca como forma de dar mais eficiência ao serviço público.
A lista é composta, em sua maioria, por servidores efetivos da prefeitura que irão responder interinamente pelas pastas. O objetivo é não deixar os serviços serem interrompidos, conforme Bóca.
Estes secretários interinos responderão pelas secretarias até que o novo governo defina os nomes permanentes. Por enquanto, os únicos integrantes do primeiro escalão que já são definitivos são o procurador-geral do município, Mário Mesquita, e o secretário de Obras, Jones Bosio (DEM).
Bosio ainda não tomou posse oficialmente do cargo. A Procuradoria analisa a questão jurídica da nomeação, porque o presidente do DEM de Brusque tem planos de disputar a eleição para prefeito em outubro.
Pela legislação eleitoral, ele não poderia tomar posse, a princípio. Segundo Mesquita, no momento, Bosio presta “assessoramento” e não tomou posse oficialmente.
Sobre os demais secretários, Bóca afirmou que foram nomeados efetivos para os cargos também como forma de gerar economia, pois eles não acumulam duas rendas.
A reforma administrativa é, inclusive, uma das principais promessas do novo prefeito. “Queremos a chegar a reduzir em 50% [número de servidores comissionados], não é justo que com a situação política, econômica e social que enfrentamos a máquina pública inche”, disse.
Bóca disse que os nomes dos novos secretários definitivos, que devem ser anunciados até o início da semana que vem, serão essencialmente técnicos. Além disso, afirmou que não irá nomear uma série de cargos comissionados, o que o vice Rolf Kaestner classificou como uma reforma administrativa “na prática”.
Questão política
“Os nomes serão técnicos, mas haverá política também, claro”, admitiu o prefeito na entrevista. Ele ressaltou que o PT, que lhe deu apoio na eleição indireta, não fará parte do governo com a indicação de nomes, a princípio.
Sobre a Câmara de Vereadores, o novo prefeito afirmou, no momento, fazem parte da base governista o DEM, o PP e parte do PMDB. O peemedebista Célio de Souza foi contra as determinações da sigla e apoiou Bóca no pleito.
O prefeito disse que isto mostra que ele tem o apoio de parte do PMDB e que, assim, irá tratar o partido como os demais, mesmo este tendo formado a chapa do adversário Roberto Prudêncio Neto.
Há indefinição sobre como ficará o cenário na Câmara de Brusque, uma vez que Prudêncio voltará a ocupar a presidência após ter perdido a eleição indireta. Há também a questão do comportamento do PMDB e do PT.
Prioridades
Segundo Bóca, a prioridade será manter a cidade funcionando. O dinheiro economizado com a “reforma na prática” será reinvestido em Saúde, Educação e Assistência Social, além de outras pastas.
Ele admitiu que há pouco tempo para fazer muita coisa à frente da prefeitura. Por isso já adiantou que não prometerá grandes obras, tampouco encaminhará projetos polêmicos à Câmara.
Confira os novos secretários interinos:
Secretaria de Orçamento e Gestão
Cristiano Bittencourt
Instituto Brusquense de Previdência (Ibprev)
Antônio Carlos Cerchiari Junior
Fundação Municipal de Esportes (FME)
Silvio Bertolini
Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae)
Juliano Pereira
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Jorge Luis Bonamente
Fundação Cultural de Brusque
Suzana Mafra
Secretaria de Saúde
Valquíria Kohler
Secretaria de Trânsito e Mobilidade
Adalberto Zen
Secretaria de Educação
Kelly Cristina Bergler
Secretaria da Fazenda
Guilherme Ouriques
Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan)
Carolina Maria Dalri Meireles
Parque Zoobotânico
Rodrigo de Souza
Procurador-geral do Município
Mário Mesquita
Sub-procurador do Município
Danielle Mariel Heil
Secretaria de Turismo
Ademir José Moraes
Chefia de gabinete
Aurinho Silveira de Souza
Secretaria de Comunicação Social
João Paulo da Silva