Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

Resultado foi confirmado há pouco pela apuração do Tribunal Superior Eleitoral

Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

Resultado foi confirmado há pouco pela apuração do Tribunal Superior Eleitoral

Exatos 20 anos e 24 dias separam a última vez em que um presidente da República foi eleito sem ter o número 13 registrado na urna.

Era 4 de outubro de 1998 quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) conseguia a reeleição ao Planalto. O 28 de outubro de 2018 marca o fim da hegemonia do PT nas urnas, conquistado com dois mandatos de Lula e dois de Dilma Rousseff.

Bolsonaro vence com folga em Brusque, Guabiruba e Botuverá; veja os números

A partir de 1ª de janeiro de 2019, quem governará o país será Jair Bolsonaro, do até então pequeno Partido Social Liberal (PSL).

A confirmação da vitória do deputado federal e capitão da Reserva do Exército se deu por volta das 19h15, quando a apuração do resultado das urnas deu-lhe mais 55% dos votos válidos. Com 92% das urnas apuradas, foi o suficiente para suplantar as pretensões de Fernando Haddad, do PT.

Nascido em Campinas (SP), Bolsonaro formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras. Serviu o Exército entre 1977 e 1988. Sua carreira política iniciou logo após ir para a Reserva. Naquele 1988, elegeu-se vereador no Rio de Janeiro.

Em 1990 foi eleito deputado federal pelo antigo PPB, hoje PP, e foi reeleito sucessivas vezes, em todas as eleições disputadas, deste então. Em 2018 Bolsonaro filou-se ao PSL para disputar as eleições.

Na campanha, liderou de ponta a ponta: no primeiro turno, quase foi eleito: fez 46% dos votos válidos.

Passou parte do primeiro e do segundo turno longe do enfrentamento direto com seus concorrentes, inicialmente por uma facada em um evento de campanha, que lhe rendeu dias de internação e outros tantos de recuperação; depois por estratégia de campanha.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio