Bolsonaro é recebido em Santa Catarina com coro de “mito”
Popularidade Queiram ou não uns e outros, é invejável a popularidade que o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda tem em SC, como se viu sábado em Florianópolis, ao ser recebido com um coro de gritos de “mito” em evento da ala feminina do PL, com presença da ex-primeira-dama, também alvo de um grito: “Michelle presidente”. E, […]
Popularidade
Queiram ou não uns e outros, é invejável a popularidade que o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda tem em SC, como se viu sábado em Florianópolis, ao ser recebido com um coro de gritos de “mito” em evento da ala feminina do PL, com presença da ex-primeira-dama, também alvo de um grito: “Michelle presidente”. E, depois, em Ituporanga.
Coincidência?
Coincidência? Quem sabe. Desde o início do atual governo tem sido mais que frequente operações do Ibama em Itajaí, sobre a poderosa indústria de pesca local, que tem a família do senador Jorge Seif (PL-SC) como uma das maiores empresas do ramo. A última, junto com a Polícia Federal e Forças Armadas, que também envolveu Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, neste mês, apreendeu 74 toneladas de peixes.
Vaquinha
De origem florianopolitana, o advogado e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Admar Gonzaga, está listado entre os participantes da vaquinha de R$ 17,2 milhões que Bolsonaro recebeu por pix para pagar multas. Ele doou R$ 5 mil. Assim que seu nome veio a público, afirmou não estar preocupado e que o ex-presidente use o dinheiro como ele bem entender. A propósito, a divulgação da lista revela uma absurda quebra de sigilo.
Intervencionista
Começa a ganhar repercussão surpreendente ato da ministra do Esporte, Ana Moser, que intervém nas mais importantes entidades esportivas do país: o Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Paralímpico Brasileiro e no Comitê Brasileiro de Clubes, que são autônomas. O Comitê Olímpico Internacional pode banir o Brasil de várias competições, como ameaçou fazer com a Itália, em 2021, obrigando o país europeu a recuar.
Aqui perto
Autoridades policiais de SC estão olhando, com preocupação cada vez mais crescente, o que acontece no Rio Grande do Sul. Explica-se: conforme o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o estado vizinho tem pelo menos 15 organizações criminosas disputando o poder entre si e elevando o número de mortes em várias cidades. O temor é que facções perdedoras da disputa por territórios encontrem espaço de fuga em SC.
Frigideira
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, que está em plena fritura no cargo – alvo do voraz Centrão – estará na UFSC, amanhã, às 9h, para participar de diálogo transversal que busca contribuições para elaboração do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Haverá tradução em libras e transmissão ao vivo pela TV UFSC do YouTube.
Malhação
Depois do Rio Grande do Sul, com 1.963, e do Paraná, com 1.947, SC vem em terceiro na região Sul do país com o maior número de academias, com 1.694. As cidades dos três estados que mais possuem academias abertas são Curitiba, 405; Porto Alegre, 352; e Florianópolis, 223. Em todo país são 32.011. Os dados são da empresa especializada Cortex.
Trabalho na prisão
Em uma ação notável, o governo estadual persegue a meta de, ainda neste ano, ter cerca de 10 mil reeducandos em atividade laboral dentro das unidades prisionais de Santa Catarina. Hoje são cerca de 8 mil. Dezenove chamamentos públicos que estão sendo feitos no momento devem gerar mais 4.529 novas vagas de trabalho.
Trovoada
Em vídeo publicado nas redes sociais, o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) passou do ponto. Escreveu: “Ô Lula, seu bandido, seu ladrão! (…) Bandido bom é bandido na cadeia ou no caixão”. Resultado: o líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu, já acionou o Supremo Tribunal Federal, para que o parlamentar seja investigado por ameaças contra o presidente da República.
Atendimento prioritário
Uma nova lei federal entrou em vigor: estende o direito ao atendimento prioritário para pessoas com transtorno do espectro autista ou com mobilidade reduzida e para doadores de sangue. Atualmente, tal prioridade existe para as pessoas com deficiência, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas obesas.
Controle de armas
O portal da Câmara dos Deputados informa do início de tramitação do projeto de decreto legislativo 189/23, que propõe a revogação do decreto do presidente Lula que torna mais rígido o controle de armas no país. O projeto tem a assinatura de 53 deputados, dentre eles os catarinenses Gilson Marques (Novo), Daniela Reinehr (PL), Caroline de Toni (PL) e Julia Zanatta (PL).