X
X

Buscar

Bombeiros de Brusque auxiliam Itajaí após estragos causados por temporal

Trabalhos se concentraram na desobstrução de rodovias e estradas

Dois bombeiros militares de Brusque foram enviados a Itajaí ontem para auxiliarem no corte de árvores e desobstrução de vias públicas, após o forte vento e chuva que atingiu o município durante a madrugada. Um caminhão e equipamentos para resgates também foram disponibilizado para a cidade vizinha durante o dia. Em Brusque, até o fim da tarde, nem os bombeiros e nem mesmo a Defesa Civil receberam chamados para atendimento de ocorrências relacionadas ao vento e à chuva da madrugada.

Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros, tenente Jacson Luiz de Souza, o reforço se deslocou às 10h de ontem e permaneceu até o fim do dia. Os dois bombeiros são integrantes da força-tarefa do 3º Batalhão, de Blumenau, que deslocou dez bombeiros.
As fortes rajadas de vento que atingiram o Litoral Norte causaram estragos em pelo menos 20 cidades. Uma das mais afetadas foi Itajaí, onde três irmãos, de 3, 10 e 16 anos, morreram eletrocutados.

O caso ocorreu na rua João Dalmolin, no bairro Carvalho. Segundo a Polícia Militar, os irmãos e a mãe levaram um choque elétrico ao tentarem sair de casa para se abrigarem em outra residência, por volta das 6h05. No local, os policiais verificaram que havia um fio da rede elétrica em uma poça d’água.

O irmão mais velho morreu na hora e as duas crianças foram encaminhadas ao hospital, mas morreram em seguida. A mãe foi internada no hospital. O pai das crianças contou à PM que estava no trabalho no momento do acidente.

Trabalho integrado
O Corpo de Bombeiros Militar montou um Sistema de Comando de Operações na cidade, sede do 7° Batalhão de Bombeiro Militar, desde as primeiras horas da manhã. A iniciativa reuniu várias forças num mesmo local para facilitar e agilizar os atendimentos decorrentes dos ventos. Equipes de força-tarefa de Blumenau e de Itajaí foram acionadas.

Os trabalhos do Corpo de Bombeiros de Itajaí e região se concentraram na desobstrução de rodovias e estradas em decorrência das inúmeras árvores que caíram na cidade. Muitas casas também foram danificadas e destelhadas. Os trabalhos foram feitos em parceria com a Defesa Civil do estado e outras instituições de apoio.

De acordo com o coronel César Assumpção Nunes Pires, comandante regional do Litoral, uma reunião vai contabilizar os estragos, avaliar os atendimentos prestados e verificar se há a necessidade de manter a concentração dos trabalhos na região. “Tudo vai depender da previsão meteorológica para os próximos dias”, disse.

Já no Oeste do estado, apesar das inúmeras ocorrências referentes a destelhamentos e quedas de árvores, não houve vítimas. De acordo com o comandante interino do 14° Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Xanxerê, major Walter Parizotto, não foi preciso acionar a força-tarefa pois as equipes das guarnições conseguiram atender à demanda, que também se concentra no corte de árvores para desobstrução de ruas.