Bombeiros de SC são acionados para combate aos incêndios no Mato Grosso do Sul
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina poderá enviar 22 bombeiros militares para ficarem por 10 dias
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para dar apoio no combate aos incêndios no Mato Grosso do Sul. Na noite desta quarta-feira, 30, governo do estado autorizou o deslocamento de, inicialmente, 22 bombeiros.
O CBMSC tinha sinalizado ao governo catarinense que tinha condições de enviar os bombeiros. Eles compõem as Forças-Tarefas, com capacitação e equipamentos para o combate a incêndios florestais. A expectativa é que os bombeiros viajem nesta sexta-feira, 2.
De acordo com a CBMSC, os ajustes finais estão em andamento. As Forças-Tarefas poderão estar prontas e deslocarem-se em 24 horas, para serem empregados pelo período inicial de dez dias em operação no local.
Caso necessário, podem ser substituídos por nova equipe. Entendendo existir condições e viabilidade para prestar o apoio.
A CBMSC ressalta relevância em ser prestado esse apoio. Pois, irá somar às equipes que já estão atuando na região, diante da grave situação de emergência.
Além da severa estiagem, com a intensificação dos incêndios, tem aumentado as doenças relacionadas à qualidade do ar. Isto, impacta também na preservação de biomas e espécies, bem como na economia. Tendo em vista atingirem diretamente o agronegócio e consequentemente alcançarem as relações econômicas com os demais estados brasileiros.
“As nossas Forças-Tarefas possuem bombeiros militares treinados para atuarem especificamente em ações extraordinárias, como essa, e certamente ajudará o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul a atender essa ocorrência, que assola a população Sul Mato Grossense!”, ressalta o Subomandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Ricardo José Steil.
Criadas em 16 de janeiro de 2011, as Forças-Tarefa (FTs) do CBMSC são equipes multidisciplinares, estruturadas para atendimentos em casos de situação extrema, desastres naturais ou calamidades públicas. São 14 equipes, com 274 bombeiros militares, e subordinadas ao Subcomando Geral, responsável pela parte operacional da corporação.