X
X

Buscar

Bombeiros já utilizaram 60 mil litros de água para conter incêndios em Brusque

Número preocupa pois região passa por uma forte estiagem

Nos últimos dois meses, o Corpo de Bombeiros de Brusque utilizou aproximadamente 60 mil litros de água para controlar incêndios florestais no município. Em meio a uma grande estiagem como a que a região passa, em que nos últimos três meses, o acumulado de chuvas foi de apenas 53,46 milímetros – o menor índice desde 1941 – a quantidade de água que precisou ser utilizada pelos bombeiros em tão pouco tempo preocupa.

Pelo menos 12 bairros de Brusque registraram algum incêndio em vegetação nas últimas semanas. O comandante do Corpo de Bombeiros de Brusque, capitão Jacson Luiz de Souza, explica que além do uso da água, existem outras técnicas que podem ser utilizadas para controlar os incêndios dependendo do terreno em que ocorre o fogo, como sopradores, batedores e também bombas costais para combate direto ao incêndio.

“Essas são técnicas mais usuais nos combates aos incêndios, principalmente onde as viaturas não conseguem se aproximar para utilizar água para extinção, nos casos de morros, estradas estreitas e áreas adjacentes aos reflorestamentos”.

O capitão Jacson lembra ainda que existem outras técnicas, menos usuais, mas que são possíveis de utilização em algum momento, como abertura de aceiros para isolar o incêndio e evitar sua propagação sem o uso de água.

“Em situações excepcionalíssimas, a técnica de fogo contra fogo também pode ser utilizada, mas oferece riscos nos casos de mudanças bruscas da direção do vento”.

De acordo com o capitão, é fundamental a conscientização da população com relação ao tema, já que em muitos casos, a única forma de combate ao fogo é com o uso da água.

“Atitudes irresponsáveis de algumas pessoas acabam levando a um consumo ainda maior de água, visto que em alguns incêndios houve a necessidade de um elevado aporte de água para a extinção, sem contar os riscos de danos a propriedades alheias, aos animais e ao meio ambiente de forma geral”.