Bônus Eficiente: Procura por troca de eletrodomésticos é grande em Brusque

Programa da Celesc se estende até 15 de novembro

Bônus Eficiente: Procura por troca de eletrodomésticos é grande em Brusque

Programa da Celesc se estende até 15 de novembro

Em média, a cada dez pessoas que procuram a loja Colombo de Brusque, seis tem interesse em trocar eletrodomésticos antigos por novos, por meio do Bônus Eficiente, projeto das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), realizado pelo segundo ano. O principal objetivo do programa, que vai até 15 de novembro, é atender a recomendação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e reduzir custos na conta de luz dos consumidores, que pode chegar até 30%. Na prática, a Celesc oferece desconto para quem trocar um eletrodoméstico antigo por um novo, mais econômico.

A gerente da loja Colombo do município, Miriam Colombi, diz que são disponibilizados para a troca três modelos de geladeira e um de freezer, porém, a maior procura é por refrigerador. O consumidor precisa explicar quais são as características do eletrodoméstico que quer trocar, comprovar que tem mais de cinco anos de uso, para que então a Celesc dê entrada no valor do pagamento. O prazo para a entrega do novo eletrodoméstico pode chegar até 60 dias.

O gerente regional da Celesc de Blumenau, Cláudio Varella, afirma que, em média, cidadãos que ganham até três salários mínimos são os que mais participam do projeto. Segundo ele, após a comprovação do uso do eletrodoméstico velho, a Celesc paga até 50% do novo produto. “Além de trocar um aparelho que gasta mais por um que gasta menos energia elétrica, o cliente ganha um bônus de até 50% no valor da compra”, atesta.

Varella ainda explica que o eletrodoméstico velho é descartado ecologicamente pela empresa, sendo fiscalizado pela estatal. “É preciso seguir um padrão. Separar o que é tóxico do que é reciclável”.


Como proceder

O consumidor interessado deve procurar uma filial das lojas Colombo em Santa Catarina, apresentar uma conta de luz recente, os documentos (RG e CPF) e prestar informações sobre o produto que entregará para descarte em troca do novo. Na entrega, serão confirmadas as condições do equipamento antigo e, caso não estejam de acordo com o que foi informado na loja, o bônus poderá ser cancelado.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo