Botuverá é o segundo município de SC com mais casos de febre do oropouche

Dados da Secretaria de Estado da Saúde confirmaram 140 casos em todo estado

Botuverá é o segundo município de SC com mais casos de febre do oropouche

Dados da Secretaria de Estado da Saúde confirmaram 140 casos em todo estado

Dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria de Estado da Saúde, mostram que Botuverá é o segundo município de Santa Catarina com mais casos confirmados de febre do oropouche, com 35.


O município fica atrás apenas de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, que conta com 65 casos confirmados. Ao todo, o estado possui 140 casos confirmados da doença.

A secretária de Saúde de Botuverá, Márcia Cansian, informa que esses números não se referem a casos novos, mas a confirmação de casos já existentes de meses anteriores.

Os primeiros casos da febre do oropouche SC foram confirmados no final de abril.

Ela explica que os números refletem a situação que o município enfrentava, com muitas suspeitas de dengue, mas o resultado dos testes eram negativos, o que levou o município a contratar um laboratório privado.

“Suspeitamos de outras doenças e contratamos um laboratório privado para realizar os testes e uma das suspeitas, pela sintomatologia, era a febre do oropouche, que veio positivo”, diz.

Márcia afirma que os números, de fato, chamam atenção, mas não são casos novos, e sim casos negativos que, com os novos testes, deram positivo.

“De qualquer forma, o município continua o trabalho, tanto da questão da dengue, que são praticamente os mesmos cuidados, com os agentes de endemia e comunitários auxiliando e orientando a população. As unidades de saúde também estão preparadas para esse tipo de atendimento.”

No final de maio, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde visitaram Botuverá, realizando testagens e investigações da doença.


Assista agora mesmo!

Difícil de aprender, cinquì perde popularidade em Botuverá e corre risco de extinção:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo