Botuverá fecha 2021 com melhor saldo de emprego dos últimos anos; veja setores que mais contratam
Ano terminou com 196 novas vagas preenchidas
Ano terminou com 196 novas vagas preenchidas
Botuverá registrou saldo de 196 novas vagas preenchidas entre janeiro e dezembro de 2021, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No geral, a cidade teve 1.114 admissões e 918 demissões no período.
O setor que se destaca com maior saldo de empregos formais é o da indústria, com 128 novos postos de trabalho. O setor de serviços vem em seguida, com saldo de 46 novas contratações. Em terceiro está o setor de comércio, com 15.
Até dezembro de 2021, o mês com maior saldo de empregos formais foi março, com 65. Em sequência vem janeiro, com 63, fevereiro, com 49. O pior mês foi dezembro, com saldo negativo de 27.
O prefeito de Botuverá, Alcir Merizio (MDB), afirma que o ano de 2022 tem tudo para ser ainda melhor e que os números de admissões devem subir.
“Esse saldo teve como destaque o setor têxtil e de mineração, que mais uma vez contribuíram para o desempenho do mercado de trabalho. Isso significa que o município mantém uma economia sólida com expectativa de mão de obra e geração de novos empregos”, afirma o prefeito.
Questionado sobre as expectativas para o ano de 2022, o prefeito realiza uma projeção positiva para a geração de empregos.
“O poder público contribui com o fomento da economia e, consequentemente, com a geração de emprego e renda. Uma das iniciativas do governo municipal é incentivar a economia local e a realização de obras públicas, que aquece vários setores econômicos do município, tornando a cidade cada vez mais competitiva e gerando mais empregos, com uma economia diversificada”, finalizou Alcir.
Já o coordenador do Núcleo de Empresários de Botuverá, Edson Rubem Muller, o Pipoca, afirma que há muitos motivos para comemorar.
“Significa tudo. É uma conquista prazerosa. Nosso município vem se destacando muito na indústria têxtil, mais precisamente no setor de fiação, como também na indústria mineradora. Somos a capital do calcário catarinense”, disse Edson.
Sobre os números positivos com relação aos empregos gerados, o coordenador destaca o desenvolvimento crescente do município.
“Ficar positivo no quadro de empregos nos qualifica como um município em franco desenvolvimento, com empregos e investimentos. Estamos sempre buscando melhorias para gerar sempre mais empregos”, afirmou.
O coordenador também aproveitou para destacar um dos problemas que a cidade vem enfrentando, a qualidade da energia elétrica.
“Atravessamos um sério problema de energia elétrica, mas vamos tentar falar com o governador para solicitar com urgência, a nossa tão esperada subestação. Hoje estamos travados no tocante ao aumento de produção pois não recebermos energia de qualidade. Cavernas, represas e melhorias nas estradas são as metas que o poder público tem para 2022”, finalizou o coordenador.
Nos últimos cinco anos, houveram muitas alterações nos números que estipulam os saldos na área de empregos no município de Botuverá. Na listagem, é possível perceber que nos últimos cinco anos, 2021 teve, de forma disparada, o melhor saldo.
Confira abaixo:
2017: 43
2018: 21 (negativo)
2019: 33
2020: 46
2021: 196
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: