Botuverá recebe título nacional de cidade destaque em gestão ambiental
Prêmio foi concedido a municípios de todo o Brasil durante evento em Campinas
Prêmio foi concedido a municípios de todo o Brasil durante evento em Campinas
O município de Botuverá recebeu na quinta-feira, 27 de junho, o título nacional de “Cidade Destaque em Gestão Ambiental”. O prêmio foi recebido durante 2º Fórum de Gestão Ambiental (FGBA), realizado em Campinas (SP), durante os dias 26 e 28 de junho.
O prefeito do município, José Luiz Colombi, o Nene, e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Colombi, estiveram presentes no evento.
Veja também:
Ciro Roza deixa oficialmente o PSB de Brusque
Brusque enfrenta Figueirense com time titular para buscar o título da Recopa
Conheça a história Rede Feminina de Combate ao Câncer, que completa 30 anos
O título foi conferido pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) a 140 municípios.
Cada localidade foi indicada pelos órgãos estaduais de meio ambiente, seguindo os seguintes critérios: existência de órgão ambiental municipal, de conselho municipal de meio ambiente e Cadastro Ambiental Rural já realizado. A indicação também levou em consideração o Plano Municipal de Saneamento e de Resíduos Sólidos, arborização urbana e licenciamento ambiental.
O prefeito comemora o título e agradece à população pela colaboração, ao Conselho Municipal do Meio Ambiente e aos vereadores que aprovam as leis que promovem a preservação ambiental. “É um orgulho que se tem”.
Botuverá é o município mais preservado do estado, com 83,28% de área de mata atlântica nativa. “Nosso município é preservado porque nosso povo preservou e as pessoas estão valorizando isso”, enfatiza Nene.
Para que a área ambiental continue sendo preservada, o prefeito afirma que o município tem toda a legislação exigida pelos órgãos ambientais.
“Nós temos tudo organizado, inclusive já com plano de saneamento, projeto de esgotamento sanitário pronto, que estamos buscando recurso. Estamos fazendo várias ações”, explica o prefeito.
Além disso, a administração também está desenvolvendo a coleta seletiva, para que o lixo produzido na cidade tenha um destino sustentável.
“Botuverá dentro de seis meses vai ser um município com destinação final do lixo nem mais para aterro, mas com destinação final para produção de energia e produtos para a prefeitura”, diz Nene.
Feira em Holambra
O prefeito e o secretário participaram da 26ª Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec), realizada em Holambra, também em São Paulo. A viagem aconteceu por meio da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), que levou um colegiado de secretários de agricultura de 14 municípios para participar do evento.
Veja também:
Ciro Roza deixa oficialmente o PSB de Brusque
Brusque enfrenta Figueirense com time titular para buscar o título da Recopa
Conheça a história Rede Feminina de Combate ao Câncer, que completa 30 anos
De acordo com Nene, durante a feira foi possível conhecer as novas tecnologias para a produção de hortaliças, como estufas, meios de irrigação, entre outros. A oportunidade inspira a realização de melhorias para o município.
As informações serão repassadas aos agricultores da cidade para que possam conhecer as novidades do setor.