Botuverá tem apenas um internado por Covid-19, depois de 40 dias sem internações

Secretária de Saúde avalia caso como resultado do monitoramento dos pacientes desde o início da pandemia

Botuverá tem apenas um internado por Covid-19, depois de 40 dias sem internações

Secretária de Saúde avalia caso como resultado do monitoramento dos pacientes desde o início da pandemia

Na contramão dos municípios vizinhos, Botuverá registra poucos casos de Covid-19, além de ter poucos pacientes na UTI e na enfermaria desde março. Atualmente, há apenas um paciente internado na enfermaria.

O município ficou do dia 25 de abril até 29 de abril sem novos casos de coronavírus, tendo confirmado apenas três novos casos entre sexta-feira, 30, e sábado, 1.

Além disso, desde o dia 21 de março, a cidade não registrou pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e desde 26 de março também não havia internados na enfermaria, até esta terça-feira, 4.

De acordo com a secretária de Saúde de Botuverá, Márcia Cansian, isso é resultado no monitoramento que a secretaria está realizando desde o início da pandemia.

“Por exemplo na quinta-feira, 29, tínhamos 62 pacientes monitorados, com apenas quatro casos ativos. Essa gama de monitorados alta são de pessoas que tiveram contato com algum positivado, e qualquer problema que possa acontecer eles também são monitorados”, informa, e considera o dado bastante positivo.

Testes e acompanhamento 24 horas

Márcia destaca que a secretaria faz muitos testes da doença, e há um custo elevado para o município, feito por um laboratório particular onde o resultado é obtido em 24 horas.

“Somente os casos de gestantes de 37 e 38 semanas enviamos ao Lacen e os testes fizemos particular para ter uma eficiência maior. Conseguimos dar alta mais rápido e monitorar o paciente ativo com rapidez”, informa.

Ela comenta ainda que todos os pacientes possuem serviço exclusivo diretamente no Centro de Triagem, onde o monitoramento está 24 horas disponível.

A secretária acredita que trabalho de prevenção traz uma resposta bastante eficiente, e  tem surtido efeito nos números registrados diariamente.

Ela conta que no caso dos pacientes que possuem agravamento da doença, eles ficam em observação no Centro de Triagem e são medicados quando necessário.

“Conseguimos ver os pacientes todos os dias, e nos casos que a pessoa não tem condições de saúde ou não possui meio de locomoção, oferecemos atendimento domiciliar todos os dias para acompanhar a evolução da doença”, informa.

Empréstimo de oxímetro e termômetro

Além do acompanhamento diário de cada paciente positivado, as pessoas que possuem comorbidades recebem via empréstimo da secretaria um oxímetro e um termômetro para acompanhar a respiração e a temperatura, informa Márcia.

Ela destaca que isso é realizado desde o ano passado para caso o paciente veja alguma mudança contatar o monitoramento. “Isso surtiu bastante efeito na época, tanto que em 2020 a gente não teve óbitos. Nos ajuda muito, pois no primeiro sinal de piora a gente consegue intervir”, ressalta.

Sobre o custo dos equipamentos, ela considera valer o investimento realizado, “depende do olhar para onde investir o pouco dinheiro que se tem”.

Atendimentos em maio

Com a melhora significativa dos casos em Botuverá, Márcia informa que o Centro de Triagem não irá abrir mais nos sábados, domingos e feriados a partirdeste mês.

O monitoramento por telefone continua, e caso algum morador esteja com suspeita, deve procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde do Centro.

Em casos em que a pessoa está positivada e necessitar atendimento nestes dias, o local terá uma equipe separada para que não haja risco de transmissão com outras pessoas.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo