Boxeadora brusquense vai representar Brasil em competição na França

Nicoli de Oliveira está invicta há mais de 20 lutas e é a atual campeã nacional de sua categoria

Boxeadora brusquense vai representar Brasil em competição na França

Nicoli de Oliveira está invicta há mais de 20 lutas e é a atual campeã nacional de sua categoria

Com mais de 20 lutas em sua trajetória e nenhuma derrota, a boxeadora brusquense Nicoli Vitória de Oliveira, a Morena, se prepara rumo à Gymnasiade, a maior competição esportiva escolar do mundo, que será realizada de 14 a 22 de maio na região francesa da Normandia. A classificação veio por meio de sua maior conquista até aqui: o título brasileiro em 2021. É mais um passo nos sonhos da garota de se tornar atleta profissional e um dia, ser campeã mundial.

Nicoli nasceu em Cajati, no interior de São Paulo, e se mudou para Brusque com a família quando tinha oito anos. A mãe veio à procura de emprego, com ela e outros dois filhos. E o boxe chegou à vida dela com 13 anos. O irmão mais velho praticava a arte marcial no projeto Meninos do Boxe, do professor Marlon Soares. Ela ficou curiosa, começou a praticar, em 2019, e rapidamente se tornou uma pugilista promissora.

Marlon é visto por Nicoli como mais do que um professor ou um treinador, mas também como uma figura paterna. “Ele sempre colocou muito tempo e dedicação, para que eu me tornasse uma atleta”, revela. A jovem boxeadora conta também que nunca viu o boxe como apenas um passatempo, ou apenas uma prática desportiva cotidiana. Como a própria relata, “nunca foi só por diversão”. Assim que conheceu a modalidade e começou a praticar, começou a levar muito a sério. “São as pequenas oportunidades que temos que agarrar para torná-las grandes”, reflete a boxeadora.

nicoli boxe morena
A boxeadora ao lado do técnico e professor Marlon Soares | Foto: Arquivo pessoal

Marlon é só elogios à pupila. Ele relata que Nicoli vem sendo cada vez mais temida e respeitada no meio. Entre sua  “Ela tem muita força. Chamamos ela de ‘Morena’, a ‘Dama de Ferro’. A mão dela, onde pega, não nasce cabelo. É o que costumamos falar. E ela vai até a última gota de sangue. Deixa tudo dela em cima do ringue.

O primeiro título foi o Catarinense, em luta única, vencida por nocaute técnico em 2021. E, no mesmo ano, tudo aconteceu muito rapidamente. Classificada para o Campeonato Brasileiro, Nicoli não tinha condições de arcar com as passagens a Cuiabá. No entanto, tentou buscar soluções junto com seu treinador.

Foi pedido auxílio a ninguém menos que Acelino Freitas, o Popó, tetracampeão mundial nas categorias Superpena e Leve. E o pedido foi atendido. A estrela do boxe arcou com as passagens aéreas de Nicoli. Os dois se conheceram e se tornaram amigos. Popó ainda afirmou, em vídeo publicado em novembro, que a história da brusquense se parece muito com a sua. “Ele é uma grande inspiração”, conta.

Competindo na categoria Cadete, com adversárias de sua faixa etária, Nicoli precisou perder seis quilos para chegar ao peso exigido por regra (48 kg) e conseguir se encaixar na competição. Conseguiu, vencendo, por nocaute, as três lutas que disputou, e se tornou campeã nacional. É sua maior conquista em uma história ainda curta no boxe, mas muito promissora e já cercada de sucessos.

Nicoli quer seguir adiante no boxe, a “pequena oportunidade” que foi agarrada e se tornou enorme. Agora, se prepara rumo à França, para a Gymnasiade, em sua primeira viagem internacional. Seu sonho é, um dia, conquistar um título mundial. “Virão muitas lutas. E eu sei que vou dar o melhor em todas as lutas, sempre. Meu professor me ensinou a não desistir, a ser o mais forte possível.”

nicoli boxe morena
Nicoli e o ‘padrinho’ Popó | Foto: Arquivo pessoal

A Gymnasiade

A Gymnasiade é a maior competição esportiva escolar do mundo e, em 2022, será disputada na França, de 14 a 22 de maio. Nove cidades do país sediam as disputas: Deauville, Caen, Le Havre, Montivilliers, Rouen, Pont-Audemer, Val-de-Reuil, Mont-Saint-Michel e Écouves, todas localizadas na Normandia, norte do país. O torneio de boxe será disputado em Pont-Audemer.

Meninos do Boxe

O projeto Meninos do Boxe foi criado em 2019. Atualmente, participam homens, mulheres e crianças de diferentes idades, com o objetivo de apresentar a modalidade e aplicar características como condicionamento físico, superação de limites, disciplina e defesa pessoal. As aulas são ministradas na rua Azambuja, às segundas, quartas e sextas, com atendimento a crianças de 6 a 15 anos, sem cobrança de mensalidade. O projeto se mantém por meio de parcerias e doações de equipamentos. Interessados em fazer parte da equipe ou ajudar podem entrar em contato pelo Whatsapp: (47) 99676-3524.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo