X
X

Buscar

Brusque vence Brasil de Pelotas e sai da zona de rebaixamento da Série B

Diego Mathias e Garcez marcaram os gols da primeira vitória depois de quase dois meses

O Brusque saiu da zona de rebaixamento nesta quarta-feira, 29, ao vencer o Brasil de Pelotas por 2 a 0 no estádio Bento Freitas, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Diego Mathias marcou aos cinco do segundo tempo, em seu primeiro gol pelo quadricolor, enquanto Garcez fechou a conta nos minutos finais. Foi a primeira vitória do Marreco desde 31 de julho, depois de 12 partidas.

Com o resultado, o quadricolor voltou aos 29 pontos e é o 16º colocado, a dois do Londrina, 17º.

Este confronto marcou a estreia de Jerson Testoni, ex-Brusque, como técnico do Brasil de Pelotas. O quadricolor, por sua vez, teve a estreia do lateral-esquerdo Marcelo.

Truncado

O primeiro tempo teve muitos momentos picotados por faltas. As duas equipes dividiram igualmente a posse de bola e erravam muitos passes, fazendo um jogo com meio-campo congestionado. Sem Airton, o Brusque chegava principalmente pela direita, nas articulações com Toty e Zé Mateus.

A primeira chegada com algum perigo foi do Brasil, aos oito minutos. Rildo cruzou da linha de fundo na esquerda e Bruno Matias cabeceou, mas a bola passou muito à direita de Ruan Carneiro.

O Brusque respondeu aos 11. Em boa jogada, Garcez recebeu na esquerda, mas adiantou demais no domínio com o peito. O goleiro Marcelo fechou o ângulo e, na hora de finalizar, o atacante perdeu ângulo e mandou por cima. Aos 26, em jogada bem trabalhada, Edu serviu Thiago Alagoano na área. O Reizinho tentou a finalização, mas foi bloqueado pelo marcador.

Aos 29, Júnior Viçosa partiu em velocidade pelo meio e deixou para Rildo. Na entrada da área, o camisa 10 do Xavante mandou muito acima do gol.

Uma na trave

No último lance do primeiro tempo, o Brusque chegou muito perto do gol. Rodolfo tentou um passe por cobertura para o meio da área. A bola ficou num perde-e-ganha até sobrar para Nonato. O volante mandou um balaço na trave direita do goleiro Marcelo.

• Quer receber notícias sobre o Brusque Futebol Clube e o esporte da região no seu WhatsAppClique aqui e entre no novo grupo do jornal!

Gol do Brusque

O Brasil começou pressionando o Brusque nos primeiros instantes da segunda etapa, com escanteios e cruzamentos. Mas foi o quadricolor que mexeu no placar, aos cinco minutos. Thiago Alagoano recebeu a bola em arremesso lateral cobrado rapidamente.

O Reizinho arrancou pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou. Marcelo cortou espalmando a bola, que sobrou com Diego Mathias. Ele havia entrado no intervalo, substituindo Nonato, e chegou fuzilando para as redes. Marcou seu primeiro gol com a camisa quadricolor.

Acusação de racismo

Na comemoração do gol, jogadores do Brusque afirmaram à reportagem do SporTV/Premiere que ouviram ofensas racistas por parte da torcida do Brasil contra o zagueiro Sandro. De acordo com a apuração, o jogo parou por quase três minutos, e um torcedor foi abordado pela Brigada Militar, que afastou os jogadores do parapeito da arquibancada de trás do gol. Este torcedor foi detido para prestar depoimento com testemunhas.

Outra na trave

O quadricolor seguiu em cima nos primeiros minutos após o gol e quase marcou o segundo. Uma boa jogada terminou com a finalização de Edu, bonita, de chapa, colocada, na meia-lua. O goleiro Marcelo voou na bola, não alcançou, e ela bateu na trave.

Quase o empate

O Brasil de Pelotas teve uma chegada aos 22, com Bruno Matias isolando uma bola que sobrou fora da área após um cruzamento. Edu respondeu aos 25 minutos. Após levantamento na área, a bola sobrou tranquila para o Imperador, que emendou de primeira uma bomba, mas sem direção alguma.

O Xavante teve excelentes chances aos 27 e 28 minutos. Vidal cruza bem da direita, e Rone chuta de primeira. A bola quica antes de ir ao gol e Ruan Carneiro fez bela defesa, no reflexo, antes de sair para escanteio.

Logo depois, na cobrança de escanteio, Arthur finalizou de pé direito na pequena área, e a bola bateu no travessão. No rebote, ele acabou furando e a zaga do Brusque afastou como pôde.

Fatura liquidada

Depois destas chances claras, o Xavante perdeu força no ataque, e o Marreco teve mais o controle da partida até os minutos finais.

Instantes depois de perder um gol por demorar demais na definição da jogada, Jhon Cley serviu Garcez com belo passe por cima da zaga. Marcelo saiu do gol e o camisa 30 tocou com categoria para encobrir o arqueiro e correr para o abraço. Na comemoração, ainda levou cartão amarelo. Está suspenso para a próxima rodada.

Próximo jogo

O Brusque recebe o Guarani às 16h deste sábado, 2, no estádio Augusto Bauer.


Brasil 0×2 Brusque

Campeonato Brasileiro – Série B
27ª rodada
Quarta-feira, 29 de setembro de 2021
Estádio Bento Freitas, Pelotas (RS)

Brasil: Marcelo; Vidal, Arthur Henrique, Heverton, Kevin; Wesley (Rômulo 30′-2ºt), Bruno Matias; Caio Rangel (Rone 11′-2ºt), Netto, Rildo (Renatinho 17′-2ºt); Júnior Viçosa (Gabriel Poveda 17′-2ºt).
Técnico: Jerson Testoni

Brusque: Ruan Carneiro; Toty, Ianson, Everton Alemão, Marcelo; Nonato (Diego Mathias-int), Rodolfo Potiguar; Zé Mateus, Thiago Alagoano (Jhon Cley 30′-2ºt), Maurício Garcez; Edu (Tony 30′-2ºt).
Técnico: Waguinho Dias

Trio de arbitragem (RO): Jonathan Antero Silva, auxiliado por Márcia Bezerra Lopes Caetano e Valdebrânio da Silva.

Árbitro de vídeo: Caio Max Augusto Vieira (RN)

Gols: Diego Mathias (5′-2ºt) e Maurício Garcez (46′-2ºt)

Cartões amarelos: Bruno Matias e Caio Rangel; Zé Mateus e Maurício Garcez


Estatísticas

Posse de bola: 51% x 49%
Finalizações: 14×17
Chutes a gol: 3×2
Escanteios: 7×3
Impedimentos: 0×1
Faltas: 19×15
Cartões amarelos: 2×2

Fonte: SofaScore


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Brusque