O brasileiro nunca esteve tão antenado no mundo da internet, e a garantia de um bom serviço de banda larga é um dos fatores que garantem essa imersão na rede mundial de computadores. A partir de dados colhidos pela Ookla, dona da ferramenta de medição Speedtest, o Brasil teve o melhor desempenho de banda larga fixa durante o segundo trimestre de 2020. O estudo analisou as cinco economias de maior destaque da América Latina, e verificou que o Brasil alcançou uma latência média (ping) de 19 ms (milisegundos). Porém, em relação à banda larga móvel, o país tupiniquim ficou apenas na quarta posição com 46 ms, enquanto a Argentina obteve o melhor resultado do ranking, tendo em média 40 ms.

 

Sobre a latência e sua importância

A latência é um medidor extremamente importante na verificação de qualidade da conexão de internet, já que ela representa o tempo médio de reação que a conexão precisa para ser feita. No universo dos games, o ping é um dos principais fatores a serem levados em consideração na hora de escolher um serviço de banda larga, já que para se ter uma boa experiência em jogos online é necessário que a latência não ultrapasse os 59 ms. Assim como jogar, acessar sites onde é seguro apostar nos cassinos online do Brasil é uma excelente forma de se aproveitar a qualidade da sua internet, sendo também uma boa alternativa de lazer e distração que nem sequer requer uma conectividade perfeita. A pesquisa ainda demonstrou que os investimentos que vêm sendo feitos em fibra ótica na América Latina, ajudaram a melhorar os níveis médios de latência nesse segundo trimestre. Além disso, descobriu-se que, durante esse período de crise global, os investimentos na área aumentaram, fazendo com que todos os países que foram analisados demonstrassem um aumento significante no desempenho da sua internet fixa e móvel.

 

Melhor desempenho

Em relação ao segundo trimestre de 2019, o Brasil foi quem apresentou mais melhorias no setor da banda larga fixa, já que diminuiu o ping de 23 ms para 19 ms. Logo em seguida vem o Chile (24 ms), México (31 ms) e a Argentina (34 ms). Já a Colombia ficou na ultima colocação, com 43 ms. Apesar disso, todos os cinco países ficaram dentro dos limites aceitáveis de ping para os games. As cidades brasileiras Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília foram as que apresentaram o melhor desempenho de banda larga fixa do país, com 20, 18 e 21 ms respectivamente, no entanto, ficaram atrás da cidade mexicana Guadalajara, com 17 ms.

Já em relação à internet móvel, o México foi quem teve um melhor aprimoramento, indo de 57 ms para 44 ms no segundo trimestre de 2020. Contudo, a Argentina lidera o ranking da banda larga móvel, com 40 ms, sendo seguida pelo Chile (41 ms), México (44 ms), Brasil (46 ms) e Colômbia (47 ms). Quanto às cidades Buenos Aires e São Paulo, ambas ocupam a primeira colocação, tendo apenas 31 de ping, sendo seguidas pelo Rio de Janeiro (35 ms). Recentemente, as companhias de telecomunicações começaram a ofertar a internet 5G no Brasil, e acredita-se que com essa novidade o serviço melhore e o país passe a ocupar posições superiores no ranking.

 

Tecnologia 5G

O 5G é a próxima geração da rede de internet móvel, e espera-se que ela trará uma maior velocidade tanto para downloads quanto para uploads, além de uma maior cobertura de área e uma conexão mais estável. A ideia principal por trás da tecnologia é utilizar o melhor espectro de rádio para permitir que um maior número de aparelhos possa se conectar à mesma rede móvel simultaneamente. Segundo especialistas, o 5G permitirá que até 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado.