Brasileiro da CBB dará vaga à Liga Sul-Americana; Brusque está na disputa
Equipe está nas quartas de final e volta às quadras nesta sexta; questão é motivo de conflito entre Liga e Confederação
Com a melhor campanha do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), o Brusque Basquete/KTO segue na luta pelo título, que atualmente rende acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB), mas também à Liga Sul-Americana. A vaga ao campeão foi confirmada pela assembleia-geral da FIBA Américas, confederação de basquete do continente americano, realizada em 13 de maio em Miami, nos Estados Unidos.
Este é o segundo ano consecutivo com o Campeonato Brasileiro tendo vaga à competição continental. O Brusque Basquete disputa as quartas de final contra a Liga Sorocabana e venceu o primeiro jogo por 62 a 50. O próximo jogo começa às 19h30 desta sexta-feira, 26, na Arena Brusque.
Se vencer, o time brusquense passa ao quadrangular final, que será sediado, preferencialmente, pela equipe com a melhor campanha. Se perder, a disputa vai ao terceiro jogo, com início às 11h deste domingo, 28. A entrada é livre.
“Desde já queremos convidar toda a comunidade de Brusque e região para prestigiar nosso time e nos empurrar rumo à classificação”, convoca o presidente do clube, Zurico Frota.
“O Brasileirão não é apenas uma chance de manter o esporte profissional, como também tem mais uma vez esse atrativo de uma vaga em competição internacional”, comenta o diretor-executivo da CBB, Marcelo Sousa.
O Brusque Basquete/KTO participa da competição com apoio da Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Municipal de Esportes. Neste Campeonato Brasileiro, tem oito vitórias e uma única derrota, com 615 pontos marcados e 536 sofridos.
Leia também:
1. Brusque Basquete/KTO vence primeiro jogo das quartas de final do Brasileiro
2. Brusque perde jogo-treino para o Metropolitano
3. Carlos Renaux vence Figueirense em jogo-treino na Grande Florianópolis
4. Brusque x São José-RS tem venda de ingressos online com promoção para sócios-torcedores
5. Com excelente campanha, Brusque Basquete/KTO está uma vitória do quadrangular final
Conflito com a Liga Nacional
A indicação do campeão do Brasileiro da CBB à Liga Sul-Americana é motivo central de um conflito entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Liga Nacional de Basquete (LNB). Esta ação é uma sinalização clara da CBB para o fim da chancela que a LNB possui para realizar o NBB como é conhecido: o primeiro escalão do basquete nacional, desde sua temporada inaugural, em 2009.
Em agosto de 2022, a CBB indicou a Liga Sorocabana, vice-campeã do Brasileiro de 2022, para a disputa da Liga Sul-Americana, ocupando uma nova vaga para o Brasil. O São José-SP, vencedor daquela edição do campeonato da CBB, havia recusado a vaga, oferecida já em maio. Enquanto isso, a LNB queria que o classificado fosse o Paulistano, mas a FIBA Américas aprovou a Liga Sorocabana.
A Assembleia Geral da CBB decidiu, em outubro, por 55 votos a 5, pelo rompimento do acordo de chancela à LNB. No mesmo mês, a assembleia da LNB decidiu pela continuidade da chancela, que só pode ser rompida, conforme a liga, de maneira bilateral. O impasse entre Confederação Brasileira e Liga Nacional continua.
Acesso
Em 2019, quando o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado em seu formato atual, o campeão tinha direito a uma vaga na Liga Ouro, torneio de acesso ao NBB. O Novo Basquete Ponta Grossa (NBPG) foi campeão, mas a temporada de 2020 foi cancelada devido à pandemia.
Depois, a competição passou a ser o segundo escalão nacional. O União Corinthians (RS) e o São José (SP) foram campeões em 2021 e 2022, respectivamente, e hoje estão no NBB.