X
X

Buscar

Em parceria com a Betway

Brigas diminuem na NHL e acendem discussão: existe futuro para elas no esporte?

Número de confrontos físicos na liga americana caiu 70% nos últimos 10 anos

As brigas na National Hockey League (NHL) são tradicionais e até certo ponto uma das atrações da liga de hóquei dos Estados Unidos. Muitos fãs assistem às partidas esperando que um “quebra-pau” comece a qualquer momento. A discussão em torno do perigo desses confrontos, porém, vem aumentando, e eles vêm diminuindo nos últimos anos.

Segundo levantamento da Betway, casa de aposta online, o número de brigas na NHL caiu em 70% nos últimos dez anos. Além disso, as penalidades graves por brigas foram de 1.274 em 2010/11 para apenas 388 em 2019/20.

Na temporada de 2010/11, a média de “fighting majors” (como são chamadas essas brigas em inglês) era de 0,52 por jogo, enquanto na última temporada caiu para 0,18.

Consequentemente, menos jogadores estão se envolvendo nas brigas. Em 2010/11, 348 participaram pelo menos uma vez de um confronto físico, um número recorde. Em 2019/20, foram menos de 250.

 

Times mais “brigões”

Durante os 99 anos de NHL, algumas equipes desenvolveram uma reputação de entrar em mais brigas. De acordo com o mesmo levantamento da Betway , o Boston Bruins e o Anaheim Ducks são os citados pelos torcedores como os mais “sujos” da liga.

Desde 2010/11, nenhum time esteve mais envolvido em brigas do que os Bruins. O time recebeu no total 371 penalidades graves, e lidera também em punições por incitar confrontos – 21 nos últimos 10 anos.

Os Ducks, apesar de serem o segundo mais penalizado por brigas, não é, oficialmente, das equipes que mais inicia os confrontos. O time de Anaheim tem apenas nove punições por instigar brigas nas últimas dez temporadas, o que coloca o time na metade inferior entre os times da NHL.

De acordo com o levantamento, os top 5 de times envolvidos em brigas é completado pelo Ottawa Senators, o Columbus Blue Jackets e o Philadelphia Flyers. Os Flyers lideram também o tempo de “penalty box”, com 8.951 minutos de penalização desde 2010/11, seguido por Ducks, Senators, Bruins e St. Louis Blues.

Logo atrás dos Bruins, vêm o New York Islanders e o Florida Panthers entre os que mais incitaram brigas nas últimas 10 temporadas.

 

Maple Leafs só provocaram uma briga em 10 anos

De acordo com as estatísticas, o Toronto Maple Leafs é o time que menos provocou brigas desde 2010/11 – apenas uma. Na sequência, vem o Pittsburgh Penguins, com três, e o Nashville Predators, com cinco.

Apesar disso, o time que menos recebeu penalizações graves por brigas no período foi o Carolina Hurricanes, com 132. Os Hurricanes também somam o menor tempo no “penalty box” desde 2010/11, seguidos por Chicago Blackhawks, Detroit Red Wings, Minnesota Wild e Arizona Coyotes.

 

Futuro do esporte

Pessoas que defendem que essas brigas acabem de vez esperam que essa queda na incidência por jogo termine com as “fighting majors”, enquanto os favoráveis podem argumentar que brigas em números inferiores são o melhor dos dois mundos, já que os atletas ficam mais seguros, e os fãs ainda são brindados com uma emoção ocasional.

A questão central desse levantamento é se essas brigas, já tão comuns no hóquei americano, têm futuro no esporte. Além de atrasar o desenrolar dos jogos, essas brigas causam lesões desnecessárias e tiram o foco de aspectos técnicos do esporte.