Bronze em olimpíada de astronomia, estudante de Brusque recebe medalha entregue por ministro da Ciência e Tecnologia
Brasil também conquistou a primeira medalha de ouro da história da olimpíada internacional
Brasil também conquistou a primeira medalha de ouro da história da olimpíada internacional
A estudante Gabriela Martins dos Santos, do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque, recebeu a medalha de bronze após ficar em terceiro lugar na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) pela 14ª edição da competição.
A medalha foi entregue na tarde desta segunda-feira, 6, pelo ministro Marcos Pontes, no evento da 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. O diretor-geral do IFC de Brusque, Eder Aparecido de Carvalho, também estava presente no evento.
O Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro da história na IOAA, além de quatro medalhas de prata e cinco de bronze, com a de Gabriela.
Além do Brasil, que participou da IOAA com duas equipes mistas, participaram da olimpíada outros 47 países, totalizando 70 equipes participantes. A 14ª IOAA foi realizada de forma híbrida, entre 14 e 21 de novembro, sob coordenação da Colômbia.
Os estudantes brasileiros ficaram concentrados no Hotel Bliss, em Vassouras (RJ), para a realização das provas. Durante a olimpíada, eles fizeram uma prova de análise de dados, uma prova teórica, duas provas observacionais, com questões de física solar e de simulação do céu e uma competição por equipes, cujo resultado não conta para a premiação.
A participação brasileira na 14ª IOAA contou com recursos financeiros vindos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), de uma Emenda Parlamentar da Deputada Federal por São Paulo, Tábata Amaral, e dos próprios dos estudantes.
O treinamento para a IOAA, que durou 3 meses, contou ainda com 27 aulas ministradas por astrônomos profissionais.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: