X
X

Buscar

Bruscão aguarda transferência de Jorginho, do Napoli, para receber porcentagem sobre venda

Volante tem proposta do Manchester City, e quadricolor tem direito a valores de clube formador

A negociação entre um clube italiano e um inglês deve engordar cofres do Brusque Futebol Clube. Jorginho, volante do Napoli e titular da Seleção Italiana de Futebol – ele tem dupla cidadania – recebeu uma proposta inicial de cerca de 40 milhões de euros do Manchester City, o time do técnico Pep Guardiola e do atacante Gabriel Jesus, no início da semana.

Formado na base do Bruscão, na época em uma parceria com o Guabiruba Calcio (hoje Afeg), Jorginho deve uma fração de sua transferência ao quadricolor, segundo afirma a diretoria do clube e também seu setor jurídico. Resta à equipe torcer pelo fechamento da negociação e também descobrir por qual valor o meia será vendido.

Monitoramento
Conforme explicou o presidente do Brusque, Danilo Rezini, as movimentações estão sendo bastante observadas pelos diretores. “Já faz anos que viemos acompanhando a vida deste atleta. Temos o conhecimento de nossos direitos e se a negociação se efetivar vamos dar início aos trâmites legais para buscar este recurso”, diz.

A cláusula de solidariedade da Fifa, que determina o direito do clube formador em quaisquer negociações internacionais, tem uma série de condições e porcentagens específicas dependendo da idade que o atleta tinha quando passou pelo time e também por quanto tempo ficou.

Além disso, é cobrado um Certificado de Clube Formador, concedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Estes números, que concluem qual percentual da transação o Brusque teria por direito, foram levantados pelo advogado Luís Fernando Pamplona Novaes, especialista em direito esportivo, de Blumenau. Ele espera 0,9% do valor total da transferência.

Os documentos necessários para esta cobrança legal também estão nas mãos de Novaes, como explica Rezini. “Estamos cercados de todas as certezas jurídicas para correr atrás do nosso direito se a negociação se consolidar”. O presidente explica, porém, que como o martelo ainda não foi batido entre italianos e ingleses, a diretoria não definiu o destino do dinheiro. “Vamos primeiro esperar a definição para em seguida começar esse trabalho burocrático de comprovação da passagem dele por aqui diante da CBF e da Fifa.”

Italianos dificultam negociação
O volante ítalo-brasileiro é bastante prestigiado no Napoli. Tanto que os italianos dificultam bastante a negociação, que se arrasta por dias sem que seja encontrado um meio-termo. A princípio, o Manchester havia oferecido 40 milhões de euros – cerca de R$ 185 milhões – mas a diretoria do Napoli rejeitou a proposta. Caso a transferência tivesse se concretizado no momento, o Brusque aguardaria uma quantia de aproximadamente R$ 1,67 milhões.

“O Napoli está sendo intransigente, mas vamos aguardar. A princípio, o clube priorizaria o pagamento de dívidas e o CT para o clube com o dinheiro. Estamos aguardando o negócio para que o Brusque dê entrada na FIFA através da CBF”, explica Rezini.