Bruscão caça o líder São José (RS) no Brasileirão Série D
Com uma vitória imponente diante do Prudentópolis (PR) no último fim de semana, o Bruscão ganha moral e fôlego dentro do Brasileirão Série D. No entanto, um dos objetivos em que o quadricolor precisa focar é não apenas se classificar, mas também terminar como líder do grupo A17. Atualmente, o São José (RS), que está 100% na competição, é o dono do topo.
Nos últimos dois anos, o Bruscão conseguiu a classificação para a segunda fase como vice-líder. Em ambas as ocasiões, teve pedreiras pela frente que culminaram em eliminações: em 2016 encarou o São Bento (SP), que conseguiu ascender e hoje disputa a Série B nacional, e em 2017 enfrentou o São José, que chegou a fazer o jogo do acesso mas foi eliminado pelo Atlético Acreano.
A liderança é importante não apenas para enfrentar um time teoricamente mais fraco – ou que pelo menos fez uma campanha inferior -, mas também para decidir em casa. Tanto com São Bento quanto contra São José, o Brusque perdeu em território adversário no segundo jogo e foi eliminado. Trazendo a decisão da segunda fase da Série D pela primeira vez ao Augusto Bauer, o time tem mais chances de se classificar de maneira inédita às oitavas de final.
A sorte está lançada. Nos dois próximos fins de semana o Brusque enfrenta o Mogi Mirim (SP), time quase falido e atual lanterna do grupo A17. Chance de vencer, tanto fora de casa quanto no Augusto Bauer, e assim acumular pontos importantes para ultrapassar o líder. Isso, é claro, depende de uma boa atuação do Bruscão de Pingo. Mas capacidade para tanto o time já mostrou que tem.
Problemas no gramado
O gramado do Augusto Bauer apresentou buracos na partida do último fim de semana. Durante este período de mais de duas semanas de estiagem, a Prefeitura de Brusque realizou a etapa municipal do Moleque Bom de Bola no estádio, um dos principais causadores deste problema. Bruscão e o próprio Carlos Renaux, que nos próximos meses disputa competição de base da Série C estadual, terão problemas para jogar se a situação não for corrigida.
Maior público do grupo
Embora em um número pequeno para a média de público que acompanha o Bruscão, os 424 pagantes que foram assistir a vitória diante do Prudentópolis deram ao clube o maior registro de espectadores oficiais do grupo A17 até agora. Em Porto Alegre, foram registrados apenas 38 pagantes na estreia, e em Prudentópolis foram 195. O Mogi Mirim não registrou torcedores na sua primeira partida em casa porque joga com portões fechados.
Em Águas de Lindoia
O próximo compromisso do Brusque será no estádio Leonardo Barbieri, em Águas de Lindoia (SP). O Sapão precisou alterar seu mando de campo porque o estádio Vail Chaves, em Mogi Mirim, não possui laudos técnicos e, portanto, não tem condições de receber público. O confronto será no sábado, 5, às 15h.
Brusque com duas saídas de bola
Um erro grosseiro foi cometido pelo árbitro Felipe Duarte Varejão, do Espírito Santo. O Brusque teve duas saídas de bola na partida contra o Prudentópolis, tanto no apito inicial quanto na volta do intervalo. Curiosamente, sequer o time adversário se atentou para esse detalhe. Nada que interferisse no resultado final, mas uma quebra de protocolo sem registro nem mesmo nos campeonatos amadores da região.
Atletas reconhecidos
Com a ajuda de leitores, conseguimos recuperar o nome de todos os participantes da última sessão memória do esporte – equipe de vôlei do bairro Souza Cruz que, segundo informações, representou Brusque nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de 1965. Em pé estão Darci Garndling, Bruno Hellmann, Otokar Hagemann, Juarez Piva e Hoppe. Agachados: Celso Kempf, Adolfo Horn e Jurandir Bernardi.