Bruscão precisa se reinventar para competir o Brasileirão Série D

Coluna comenta a preparação do clube para a última divisão nacional e os bastidores da última partida do time em casa

Bruscão precisa se reinventar para competir o Brasileirão Série D

Coluna comenta a preparação do clube para a última divisão nacional e os bastidores da última partida do time em casa

O Campeonato Catarinense terá sua última rodada no próximo fim de semana, mas a semana será para pensar mais além. Muitos atletas deste elenco se despedem de Brusque e já estão com a cabeça nos próximos clubes que defenderão, portanto é momento de se desapegar dos que saem e valorizar os que ficam. Mais do que isso: anunciar o quanto antes os reforços para o Campeonato Brasileiro Série D para que não seja – assim como em todas as demais participações do Bruscão na competição -, apenas uma campanha passageira.

O correto teria sido, já que a vaga na Série D era de conhecimento antecipado, formar contratos longos com os atletas justamente para manter o mesmo elenco. Contudo é sabido que muitas vezes parte do próprio atleta a exigência de um contrato de três meses, justamente para alçar voos maiores ao término do Estadual. Agora o clube precisa anunciar logo a comissão técnica e, sequencialmente, as peças que buscarão a vaga à Série C.

Para conquistar a sonhada vaga para a Série C, o Brusque terá de se reinventar. E tem pouco tempo para isso: dia 21 de maio, daqui pouco mais de um mês, a bola já estará rolando para o Quadricolor do Vale.

Maicon Deucher/Brusque FC

Gafe
Foi na maior das boas intenções que a diretoria do Brusque mandou confeccionar uma camisa comemorativa aos 100 jogos para o zagueiro Cleyton. Contudo, faltou saber a grafia correta do nome do atleta. O uniforme saiu com ‘Cleiton’ nas costas. Se foi erro da diretoria ou da empresa de materiais esportivos Kanxa, fica difícil saber. De qualquer forma, parabéns ao jogador que deve retornar ao time no jogo contra o JEC depois de cumprir suspensão.

Pedindo para entregar
Parte da torcida torceu para que o elenco do Brusque entregasse a partida ao Inter de Lages. É que a derrota para o Inter de Lages teria rebaixado o arquirrival Metropolitano já na penúltima rodada. Verdade é que o time serrano não foi páreo e mostrou um futebol preocupante, mesmo que o Brusque não tenha se doado ao máximo. Agora a participação na Copa do Brasil 2018 está ainda mais próxima do quadricolor.

Cobrança sem sentido
Não deu para entender o que fizeram alguns torcedores do Brusque no fim da partida contra o Inter. Pela grade, chamaram o Belusso, artilheiro isolado do Campeonato Catarinense e que marcou gol no jogo, de mercenário. Pois bem, quais destes mesmos torcedores recusariam ganhar o dobro (ou triplo) para exercer suas funções em um melhor ambiente de trabalho e com maior projeção de futuro? Meus caros, o contrato era de três meses e já vai encerrar. Belusso se mostrou um cara do bem e não mereceu a despedida lastimável deste grupo de torcedores.

Diretoria em defesa
Belusso tentou conversar com os torcedores na grade, mas não foi ouvido. Em seguida a diretoria foi em defesa do atleta, e também foi muito cobrada, principalmente quanto a uma boa campanha na Série D. Danilo Rezini, o presidente, André Rezini, membro da direção de futebol e Carlos Beuting, diretor de futebol, discutiram muito dentro e fora de campo com os torcedores. A polícia precisou agir para que situações piores não acontecessem no conflito entre torcedores e diretoria.

Elton Souza / Arquivo O Município

Um palco para o motocross
Os esportes de velocidade estão no coração dos brusquenses, e isso envolve também a emoção em duas rodas. O motocross, que abrange precisão, equilíbrio e adrenalina – além de muito barro e lama -, também é uma modalidade que foi bastante prestigiada na cidade. A foto registra uma moto competindo na 4ª etapa do Catarinense de Motocross, em abril de 2007, há dez anos. O evento foi sediado na Fazenda Schwamberger, em Brusque.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio