Elenco curto no estadual, grande no Brasileiro: os planos do Brusque para 2021

Vice-presidente do quadricolor explica planos para gestão do plantel e também fala sobre finanças

Elenco curto no estadual, grande no Brasileiro: os planos do Brusque para 2021

Vice-presidente do quadricolor explica planos para gestão do plantel e também fala sobre finanças

O elenco do Brusque se reapresenta em 1º de fevereiro, para iniciar a preparação da temporada 2021, que começa com o Campeonato Catarinense, no dia 24 do mesmo mês. A ideia inicial da diretoria era que o retorno fosse feito uma semana antes, mas que o técnico Jerson Testoni pediu por um adiamento, que foi prontamente concedido. O Marreco tem a estreia no estadual marcada para 24 de fevereiro, diante do Marcílio Dias, em Itajaí.

O vice-presidente do clube, Carlos Beuting, explica diversos pontos do planejamento do Brusque para 2021 em áreas como montagem de elenco, finanças e estádio. Com orçamento muito maior que em anos anteriores e uma competição como a Série B do Campeonato Brasileiro no calendário, o dirigente afirma que os padrões para o quadricolor precisam ser bastante diferentes para atender às expectativas do torcedor e da imprensa.

Sondagens de outras equipes

Beuting afirma que não houve propostas oficiais por nenhum dos jogadores do quadricolor até o momento da entrevista, realizada na noite de terça-feira, 19. “Oficialmente o Brusque não recebeu proposta alguma. Houve sondagens sobre jogador A, jogador B. Mas não tem nada oficial.”

Os jogadores que mais interessam a diretoria para seguir no elenco já têm contratos vigentes, pelo menos, até o final de 2021. É o caso de algumas das principais estrelas do Brusque, como Thiago Alagoano, Ruan Carneiro, Rodolfo Potiguar ou Marco Antônio (até 31 de dezembro). Jogadores importantes como Zé Mateus, Zé Carlos, Edílson e Everton Alemão têm vínculo com o clube até 2022. Os contratos mais longos são os de Ianson (agosto/2023) e Maurício Garcez (dezembro/2024).

“Todos têm multa rescisória. Nós não vamos liberar nenhum destes jogadores para nenhum time de Série B, por exemplo. A não ser que pague a multa ou que haja um acerto. Inclusive o Jerson [Testoni]”, explica Beuting. O técnico Jerson Testoni tem contrato com o quadricolor até julho de 2022.

Reforços

A ideia da diretoria é formar um elenco mais curto para o estadual, com 23 ou 24 atletas. Assim, com o decorrer do campeonato, o clube tentaria buscar reforços de atletas que se destaquem nos campeonatos estaduais. Para a Série B do Campeonato Brasileiro, o elenco deverá ter pelo menos 30 jogadores, de acordo com os planos.

“São três motivos para esta decisão. Primeiro: para o Catarinense, não teremos a receita da TV [pela Série B do Brasileiro]. Segundo: notam-se muito bons jogadores nos regionais. Não adianta encher agora. Terceiro: no segundo semestre, vamos ter 38 rodadas, e aí não vamos poder trabalhar com 23 atletas, e sim pelo menos 30.” Neste futuro grupo de pelo menos 30 atletas, o plano é que estejam de sete a nove reforços de “padrão Série B”, como classifica Beuting, com nível técnico e salários compatíveis com a segunda divisão nacional

Para isso, é natural que o elenco da temporada 2020 passe por mudanças significativas. Carlos Beuting também adianta que haverá uma transição gradual entre saídas e chegadas. “O Brusque vai chegar hoje num Campeonato Catarinense, com um nível de exigência da torcida, da imprensa local e da imprensa estadual bem diferente”, comenta.

Finanças

O principal reforço financeiro da temporada é, evidente, as cotas de TV, algo ausente da Série C e da Série D do Brasileiro. A Série B tem transmissão dos canais SporTV e Premiere. Os valores, que serão pagos a partir de março, giram em torno de R$ 550 mil mensais, num total estimado de R$ 5,5 milhões líquidos, conforme relata Carlos Beuting. Para que se tenha ideia do tamanho da nova realidade do Brusque, trata-se de um valor 150% maior do que o Brusque recebia de seu maior patrocinador no contrato vigente em 2020.

Beuting também antecipa que foram realizados acordos com novos parceiros, que ainda serão anunciados publicamente. “Teremos um incremento de patrocinadores internos de Brusque e região.”


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo