X
X

Buscar

Brusque acumula quase 200 pedidos de instalação de lombadas físicas

Moradores buscam mais segurança no trânsito do município

O número de pedidos de lombadas físicas existentes em Brusque tem chamado a atenção dos vereadores. O assunto foi abordado na semana passada em uma das sessões ordinárias da Câmara de Vereadores. Aos menos quatro membros do poder Legislativo comentaram a questão.

O vereador Nik Imhof (MDB) informou que existem cerca de 200 solicitações de redutores de velocidade feitos por moradores à Diretoria de Trânsito de Brusque.

Na prática, o número é um pouco menor, mas ainda considerado elevado. Conforme o diretor de Trânsito da Secretaria de Infraestrutura Estratégica, Renato Bianchi, atualmente a secretaria possui 178 solicitações de implantação de lombadas. Ele também listou alguns dos motivos para o alto número.

O primeiro ponto mencionado por Bianchi foi a busca por mais segurança no trânsito. A condução dos veículos em alta velocidade é a principal causa dos pedidos. Os moradores, principalmente pedestres, procuram maior tranquilidade nas vias.

O diretor contou que em muitos dos casos a justificativa não é suficiente para que a execução do pedido. “O grande montante se dá devido ao alto número de pedidos e muitos muitas vezes não são justificados”, afirma Bianchi.

Outra razão para o grande número de solicitações se deve ao fato do custo da obra. Em muitos casos o valor da execução do projeto é alto e, aliado às justificativas consideradas fracas, as solicitações não saem do papel.

Origem dos pedidos

Estes pedidos por redutores de velocidade estão espalhados pela cidade. São diversos bairros e regiões que constam entre as solicitações. Mas a maior parte, conforme o diretor de trânsito, esta localizado nos loteamentos e ruas sem saídas.

Para que a solicitação seja executada, ela passa por um processo de avaliação. Os principais pontos que determinam se a obra será realizada é o nível de risco existente na região e a real necessidade do local.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube