X
X

Buscar

Brusque acumula quase 70 afastamentos de profissionais da saúde por Covid-19 este ano

Somente em março foram 27 afastamentos

Sessenta e oito profissionais da saúde foram afastados por conta da Covid-19 em Brusque durante os três primeiros meses de 2021. Dados repassados pela Vigilância em Saúde mostram que em janeiro 16 servidores foram afastados. O número sobe para 25 em fevereiro e 27 em março. 

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, comenta que o setor de Recursos Humanos (RH) da Prefeitura de Brusque entrou em contato com a pasta para informar que houve um aumento expressivo na falta de funcionários este ano. 

Ele explica que desde o início da pandemia há um aumento nos afastamentos, mas que neste ano teve uma piora. 

Alternativas

Quando os profissionais são afastados, a secretaria precisa transferir servidores de um local para outro, de acordo com a necessidade, o que pode prejudicar as atividades. Exames eletivos, por exemplo, foram suspensos por conta da falta de profissionais.

A Secretaria de Saúde e o RH estão pensando alternativas para reduzir os impactos nos serviços por conta destes afastamentos. De acordo com Souza, estuda-se uma forma de contratação temporária. 

O secretário aponta que tem observado uma queda nos casos de Covid-19 no município e pede para que a população mantenha os cuidados para evitar o contágio da doença usando máscara, higienizando as mãos com frequência – com água e sabão ou álcool em gel, e mantendo o distanciamento social.