Brusque aguarda sinal verde para montar equipe avançada do Samu
Secretaria de Saúde aguarda decreto federal para que estado possa liberar recurso
Secretaria de Saúde aguarda decreto federal para que estado possa liberar recurso
O município de Brusque deverá ter uma equipe avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), contendo médico e enfermeiro, além dos profissionais que fazem parte da equipe básica. A notícia foi divulgada pelo secretário de Saúde, Humberto Martins Fornari, durante coletiva no quartel dos bombeiros na tarde desta quinta-feira, 16.
O município recebeu em outubro a notícia da autorização para criação da agência avançada, porém não há data para o início dos trabalhos.
“Está ainda na dependência da assinatura do Ministério da Saúde. Sabemos que é um governo novo, ele ainda está evoluindo neste sentido, de assinaturas e novas propostas. Mas tão logo o governo federal assine o decreto, o governo do estado vai estar disponibilizando esse recurso para que haja a montagem dessa nova equipe”, comentou o secretário.
Para Fornari, uma terceira equipe (hoje Brusque conta com os bombeiros e uma equipe básica do Samu) vai permitir que a cidade atenda de forma mais contundente às urgências e emergências.
Durante a coletiva, o secretário se mostrou preocupado com os números de atendimentos no município. O Samu, segundo ele, atende em média 300 pacientes por mês e cerca de 30% deles em estado grave. O índice é considerado alto.