Brusque arranca virada sobre o Hercílio Luz e assume a liderança do Catarinense
Olávio marcou os dois gols do quadricolor, no segundo tempo; Leão do Sul perde os 100% de aproveitamento
O Brusque venceu o Hercílio Luz por 2 a 1, de virada, na noite deste domingo, 22, no estádio Augusto Bauer, pela terceira rodada do Campeonato Catarinense. Em jogo de muitos altos e baixos, o triunfo foi arrancado com dois gols de Olávio, enquanto a abertura do placar coube a Giovani. Com o resultado, o quadricolor assume a liderança da competição e quebra os 100% de invencibilidade que o adversário tinha até então.
Primeiros lances
A primeira etapa foi sofrível para o torcedor do Brusque, que viu em campo uma equipe que pouco ameaçou o goleiro Matheus e ainda teve que ver erros individuais que quase definiram os rumos do jogo. O Hercílio Luz, muito bem postado, tinha o jogo sob controle com e sem a bola.
Do quadricolor, salvam-se os momentos iniciais, no qual o clube conseguia exercer alguma pressão. Mas aos 10 minutos, Matheus Nogueira já precisou operar uma grande defesa. André escapou livre pela esquerda e ficou cara a cara com o goleiro. Tentou o drible, mas o camisa 1 esteve muito bem e desarmou o meia com um tapa na bola, limpo, para escanteio.
A resposta do Brusque foi dada aos 15. Thiago Alagoano recebeu no arremesso lateral, arrancou rumo à área e chutou de perna esquerda, mas foi travado por Willian Rocha.
Gol do Hercílio Luz
Aos 17 minutos, após cobrança de escanteio, Giovani recebeu o desvio e completou para o fundo das redes do Brusque. O quadricolor reclamou bastante de impedimento e, por conta disso, a decisão da arbitragem não havia ficado totalmente clara, mas o gol foi confirmado.
A partir de então, o Brusque começou a ficar cada vez mais inseguro. A defesa do Hercílio Luz conseguia repelir os cruzamentos com facilidade e nenhuma das poucas finalizações incomodava o goleiro de fato. No ataque, os visitantes conseguiam criar perigo. Aos 28, Airton furou o corte. Carlos Renato avançou pela direita e chutou cruzado, mas Matheus Nogueira fez boa defesa.
Aos 40 minutos, o Brusque teve um lampejo com Alex Ruan. Ele limpou o lance e mandou uma bomba de longe. Os torcedores aprovaram a tentativa.
Irritando o torcedor
O quadricolor já vinha cometendo erros e tirando a paciência do torcedor, mas o final do primeiro tempo foi o pior momento. Aos 41, em uma bobagem na saída brusquense, a bola acabou entregue a Giovani, que saiu sozinho com Matheus Nogueira. Wallace foi obrigado a agir, fazendo um desarme limpo, na bola, para corrigir os erros dos companheiros e ceder escanteio.
A situação era tão complicada que até Matheus Nogueira, impecável até então, quase pôs tudo a perder. Giovani chutou de primeira ao receber passe de Carlos Renato. A bola era simples, o goleiro tentou encaixar, mas errou. A bola ricocheteou sobre si e saiu rente à trave. Quase um frangaço.
Novos ares
Os primeiros instantes do segundo tempo não indicavam uma mudança significativa dos rumos do jogo, mas bastou um lance perfeito, já aos cinco minutos. Jhemerson lançou Olávio em profundidade. O camisa 9 não estava nas melhores condições para finalizar, mas anotou um golaço. Chute cruzado, firme, sem chances para o goleiro. A bola ainda bateu na trave antes de estufar as redes e sacudir o Augusto Bauer.
O golaço mudou os rumos do jogo, que foi reequilibrado. Aos 12, em boa jogada pela esquerda, Thiago Alagoano serviu Lucas Poletto, que limpou e chutou rasteiro. Matheus fez boa defesa, sem rebote.
Leão do Sul volta
As equipes não conseguiam mais que algumas tentativas de fora da área, sem mais ameaças consideráveis aos goleiros. Contudo, a partir dos 20 minutos do segundo tempo, o Hercílio Luz voltou a causar problemas.
Aos 29, Nenê lançou na área e Lucas Vital se jogou de carrinho para tentar o gol. Por muito pouco, não alcançou, e a bola saiu perto da trave à direita de Matheus Nogueira. Aos 30, Cleiton aproveitou vacilo brusquense e encheu o pé, da entrada da área. O goleiro quadricolor fez nova grande defesa.
Virada
O jogo mudava de rumos novamente por volta dos 30 minutoss, com o Brusque conseguindo voltar a atacar, especialmente pelos lados do campo. Faltava a finalização limpa. E quando a chance apareceu, lá estava Olávio.
Aos 37, Lucas Poletto alçou a bola na área e o centroavante subiu muito bem para cabecear. A bola morreu no canto baixo à esquerda de Matheus, sem chance alguma de defesa. A torcida foi ao delírio, e Olávio caiu nas graças da galera.
Matheus Nogueira ainda foi providencial para garantir a vitória, fazendo excelente defesa na melhor resposta do Hercílio: um chute muito forte de fora da área, aos 40 minutos. Os visitantes ainda tentaram pressionar até os 50, mas sem ameaçar no mesmo nível.
Fazia tempo
A última vitória de virada do Brusque havia sido obtida em 5 de fevereiro de 2022: 3 a 1 sobre a Chapecoense, na Arena Condá, pela quinta rodada do Catarinense.
Próximo jogo
O Brusque visita o Joinville em partida que começa às 21h desta quinta-feira, 26. Na quarta-feira, 25, às 19h, o Hercílio Luz enfrenta o Avaí no estádio Anibal Torres Costa.
Brusque 2×1 Hercílio Luz
Campeonato Catarinense
Terceira rodada
Domingo, 22 de janeiro de 2023
Estádio Augusto Bauer
Público total: 1.423
Renda: R$ 37.845
Brusque: Matheus Nogueira; Toty, Ianson, Wallace, Airton; Rodolfo Potiguar (Iran Sidny), Jhemerson (Diego Mathias); Lucas Poletto (Eduardo Kunde), Thiago Alagoano, Alex Ruan (Rodrigo Vasconcelos); Olávio.
Técnico: Luizinho Lopes
Hercílio Luz: Matheus; Cleiton, Wallace, Willian Rocha, Kaike; Igor Silva (Da Silva), Davi Lopes (Jonathan Cabeça); Carlos Renato (Emanuel), André (Nenê), Anderson Ligeiro; Giovani (Lucas Vital).
Técnico: Raul Cabral
Trio de arbitragem: Charly Wendy Straub Deretti ( FIFA | Joinville), apita a partida, auxiliada por Helton Nunes (Itajaí) e Sandro Katzwinckel da Silva Rocha (Itajaí).
– Assista agora:
Conheça os pratos típicos e mais pedidos da Festa Pomerana, em Pomerode