Brusque arranca vitória sobre Ypiranga (RS) com gol no último minuto pela Série C
Thiago Alagoano marcou aos 49 do segundo tempo para quadricolor estrear com pé direito no Brasileiro
Thiago Alagoano marcou aos 49 do segundo tempo para quadricolor estrear com pé direito no Brasileiro
O Brusque venceu o Ypiranga (RS) por 2 a 1 com um gol no último minuto de Thiago Alagoano, na primeira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O quadricolor havia aberto o placar com Everton Alemão, mas sofreu o empate com Cristiano ainda na primeira etapa. A partida ocorreu neste sábado, 8, no Augusto Bauer. A equipe de Jerson Testoni volta a campo às 20h de quinta-feira, 13, contra o São Bento, na Arena Barueri.
O Ypiranga levou apenas quatro atletas ao banco de reservas. Isto porque seis, incluindo jogadores que viajaram a Brusque, testaram positivo para Covid-19. O resultado dos exames estavam prontos apenas na manhã deste domingo, e os jogadores diagnosticados não foram ao Augusto Bauer.
No time anfitrião, Ianson testou positivo novamente para Covid-19, e Aírton e Edílson se recuperam de lesões menos graves, dando lugar a Ronaell e Gustavo Henrique, respectivamente.
O Brusque teve boa oportunidade logo no primeiro lance da partida, quando Fabinho recebeu livre pela direita, mas enrolou para concluir com um passe ou chute, e foi desarmado. As duas equipes criaram chances de gol, e buscaram o ataque, alternando o domínio do primeiro tempo.
O Ypiranga, que começou mais desligado, começou a controlar as ações em alguns momentos, principalmente pela ponta esquerda. Aos 16, o lateral Ávila teve a melhor chance até então, passando pelos adversários até chegar cara a cara com Zé Carlos na área. Na finalização, ele deu de bico por cima do gol.
Aos 18, Fernandinho dominou na quina da grande área e bateu com efeito. A bola passou perto demais do poste esquerdo de Zé Carlos.
O Brusque passou a ficar mais com a bola na segunda metade do primeiro tempo, mas sem mais chances claras. Até que Everton Alemão achou uma brecha, aos 29. Após levantamento na área, a bola pingou viva e o zagueiro virou batendo pro gol. No chute forte e rasteiro, a bola estufou as redes de Deivity, que só pôde ir no golpe de vista.
O jogo permaneceu mais equilibrado, com um bom duelo entre as equipes e torcida inflamada das diretorias, com reclamação de decisões da arbitragem. Aos 43, o Ypiranga empatou com Cristiano. Após passe de Neto Pessoa, o camisa 9 recebeu a bola já se antecipando da marcação de Everton Alemão. Ficou sozinho com Zé Carlos, encheu o pé e deixou tudo igual.
Continua após o anúncio
Na segunda etapa, o Ypiranga voltou com boas chances. Aos 9, em cruzamento de Muriel na falta, Schwarzer voou pra cabecear e Zé Carlos fez linda defesa, mas já era marcado impedimento.
O Brusque teve boa chance aos 23. Eliomar recebeu belo passe alto, e tentou encobrir após o quique da bola, mas passou por cima do gol de Deivity, sem grande perigo.
A partida não foi excelente, mas foi muito disputada e aguerrida. Sentia-se um cansaço do Brusque, e atuações apagadas de quem mais se espera o brilho, como Thiago Alagoano. Aos 19, Edu, lesionado, saiu de maca e deu lugar a Johnny, e se torna preocupação.
Aos 36 minutos, a vitória quase foi para Erechim. Fernandinho alçou na área na cobrança de falta, Cristiano desviou de cabeça e Zé Carlos jogou pra escanteio em defesa espetacular.
Aos 40 minutos, Reinaldo Dutra foi expulso com o segundo amarelo após falta sobre Eliomar. O Brusque começou a pressionar de todas as formas, mas o Ypiranga, bem postado, tinha muito dificuldade para criar espaços. O jogo já fedia a empate.
Até que, no último minuto, Thiago Alagoano garante três pontos ao Brusque. Aos 49, após jogada pela esquerda, Zé Mateus chega à linha de fundo e passa para o Reizinho, na entrada da área. O camisa 10 dominou e disparou no canto direito de Deivity. Golaço. Histórico. Absurdo.
Brusque 2×1 Ypiranga
Campeonato Brasileiro Série C – 1ª rodada
Sábado, 8 de agosto de 2020
Estádio Augusto Bauer
Brusque: Zé Carlos; Gustavo Henrique (João Carlos 19′-1ºt), Cleyton, Everton Alemão, Ronaell; Zé Mateus, Rodolfo Potiguar (Emerson Martins 8′-2ºt); Fabinho (Eliomar 8′-2ºt), Thiago Alagoano, Marco Antônio; Edu (Johnny 19′-2ºt).
Técnico: Jerson Testoni
Ypiranga: Deivity; Muriel, Schwarzer, Diogo Silva, Ávila; Tarik, Reinaldo Dutra, Pedrinho (Tsumita 32′-2ºt), Fernandinho (Falcão 40′-2ºt); Neto Pessoa e Cristiano (Schneider 43′-2ºt).
Técnico: Paulo Henrique Marques
Trio de arbitragem (BA): Ricarle Gustavo Gonçalves Batista, auxiliado por José Carlos Oliveira dos Santos e Carlos Eduardo Bregalda Gussen.
Gols: Everton Alemão (29′-1ºt) e Thiago Alagoano (49′-2ºt); Cristiano (43′-1ºt)
Cartões amarelos: Emerson Martins, Rodolfo Potiguar e Thiago Alagoano; Schwarzer, Carlão (reserva) e Reinaldo Dutra (2).
Cartão vermelho: Reinaldo Dutra