Brusque arranca vitória sobre Ypiranga (RS) com gol no último minuto pela Série C
Thiago Alagoano marcou aos 49 do segundo tempo para quadricolor estrear com pé direito no Brasileiro
O Brusque venceu o Ypiranga (RS) por 2 a 1 com um gol no último minuto de Thiago Alagoano, na primeira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O quadricolor havia aberto o placar com Everton Alemão, mas sofreu o empate com Cristiano ainda na primeira etapa. A partida ocorreu neste sábado, 8, no Augusto Bauer. A equipe de Jerson Testoni volta a campo às 20h de quinta-feira, 13, contra o São Bento, na Arena Barueri.
O Ypiranga levou apenas quatro atletas ao banco de reservas. Isto porque seis, incluindo jogadores que viajaram a Brusque, testaram positivo para Covid-19. O resultado dos exames estavam prontos apenas na manhã deste domingo, e os jogadores diagnosticados não foram ao Augusto Bauer.
No time anfitrião, Ianson testou positivo novamente para Covid-19, e Aírton e Edílson se recuperam de lesões menos graves, dando lugar a Ronaell e Gustavo Henrique, respectivamente.
O Brusque teve boa oportunidade logo no primeiro lance da partida, quando Fabinho recebeu livre pela direita, mas enrolou para concluir com um passe ou chute, e foi desarmado. As duas equipes criaram chances de gol, e buscaram o ataque, alternando o domínio do primeiro tempo.
Ypiranga melhor
O Ypiranga, que começou mais desligado, começou a controlar as ações em alguns momentos, principalmente pela ponta esquerda. Aos 16, o lateral Ávila teve a melhor chance até então, passando pelos adversários até chegar cara a cara com Zé Carlos na área. Na finalização, ele deu de bico por cima do gol.
Aos 18, Fernandinho dominou na quina da grande área e bateu com efeito. A bola passou perto demais do poste esquerdo de Zé Carlos.
Recuperação brusquense
O Brusque passou a ficar mais com a bola na segunda metade do primeiro tempo, mas sem mais chances claras. Até que Everton Alemão achou uma brecha, aos 29. Após levantamento na área, a bola pingou viva e o zagueiro virou batendo pro gol. No chute forte e rasteiro, a bola estufou as redes de Deivity, que só pôde ir no golpe de vista.
Empate
O jogo permaneceu mais equilibrado, com um bom duelo entre as equipes e torcida inflamada das diretorias, com reclamação de decisões da arbitragem. Aos 43, o Ypiranga empatou com Cristiano. Após passe de Neto Pessoa, o camisa 9 recebeu a bola já se antecipando da marcação de Everton Alemão. Ficou sozinho com Zé Carlos, encheu o pé e deixou tudo igual.
Continua após o anúncio
Mais raça que beleza
Na segunda etapa, o Ypiranga voltou com boas chances. Aos 9, em cruzamento de Muriel na falta, Schwarzer voou pra cabecear e Zé Carlos fez linda defesa, mas já era marcado impedimento.
O Brusque teve boa chance aos 23. Eliomar recebeu belo passe alto, e tentou encobrir após o quique da bola, mas passou por cima do gol de Deivity, sem grande perigo.
A partida não foi excelente, mas foi muito disputada e aguerrida. Sentia-se um cansaço do Brusque, e atuações apagadas de quem mais se espera o brilho, como Thiago Alagoano. Aos 19, Edu, lesionado, saiu de maca e deu lugar a Johnny, e se torna preocupação.
Aos 36 minutos, a vitória quase foi para Erechim. Fernandinho alçou na área na cobrança de falta, Cristiano desviou de cabeça e Zé Carlos jogou pra escanteio em defesa espetacular.
Ressurge o Reizinho
Aos 40 minutos, Reinaldo Dutra foi expulso com o segundo amarelo após falta sobre Eliomar. O Brusque começou a pressionar de todas as formas, mas o Ypiranga, bem postado, tinha muito dificuldade para criar espaços. O jogo já fedia a empate.
Até que, no último minuto, Thiago Alagoano garante três pontos ao Brusque. Aos 49, após jogada pela esquerda, Zé Mateus chega à linha de fundo e passa para o Reizinho, na entrada da área. O camisa 10 dominou e disparou no canto direito de Deivity. Golaço. Histórico. Absurdo.
Brusque 2×1 Ypiranga
Campeonato Brasileiro Série C – 1ª rodada
Sábado, 8 de agosto de 2020
Estádio Augusto Bauer
Brusque: Zé Carlos; Gustavo Henrique (João Carlos 19′-1ºt), Cleyton, Everton Alemão, Ronaell; Zé Mateus, Rodolfo Potiguar (Emerson Martins 8′-2ºt); Fabinho (Eliomar 8′-2ºt), Thiago Alagoano, Marco Antônio; Edu (Johnny 19′-2ºt).
Técnico: Jerson Testoni
Ypiranga: Deivity; Muriel, Schwarzer, Diogo Silva, Ávila; Tarik, Reinaldo Dutra, Pedrinho (Tsumita 32′-2ºt), Fernandinho (Falcão 40′-2ºt); Neto Pessoa e Cristiano (Schneider 43′-2ºt).
Técnico: Paulo Henrique Marques
Trio de arbitragem (BA): Ricarle Gustavo Gonçalves Batista, auxiliado por José Carlos Oliveira dos Santos e Carlos Eduardo Bregalda Gussen.
Gols: Everton Alemão (29′-1ºt) e Thiago Alagoano (49′-2ºt); Cristiano (43′-1ºt)
Cartões amarelos: Emerson Martins, Rodolfo Potiguar e Thiago Alagoano; Schwarzer, Carlão (reserva) e Reinaldo Dutra (2).
Cartão vermelho: Reinaldo Dutra