Brusque Basquete estreia no Campeonato Catarinense nesta quarta-feira, na Arena

Equipe enfrenta o Blumenau às 20h; técnico Bicudo comenta contexto do torneio e preparação

Brusque Basquete estreia no Campeonato Catarinense nesta quarta-feira, na Arena

Equipe enfrenta o Blumenau às 20h; técnico Bicudo comenta contexto do torneio e preparação

O Brusque Basquete entra em quadra para sua primeira partida oficial de 2020 às 20h30 desta quarta-feira, 4, contra o Blumenau, na Arena Brusque, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense. A equipe não contará com o armador Kevin, que não pôde voltar dos Estados Unidos, onde reside com a família, por conta da pandemia. O time, comandado pelo técnico Bicudo, tenta voltar à final depois de três anos.

O treinador relata que o elenco teve uma semana e meia, cerca de dez dias, para realizar a preparação. Com o tempo curto, os trabalhos técnicos individuais dos jogadores e a parte física precisaram ficar de lado.

“A atenção foi dada toda à parte tática. À organização da equipe dentro de quadra, para que ela pudesse fazer o que vinha fazendo: movimentação de jogadas, laterais, fundo, saídas de pressão. A gente trabalhou em cima disso, foi o que deu para fazer. A própria NBA, quando retornou em sua bolha, teve jogadores errando fundamentos básicos.”

A expectativa de Bicudo é de que haja uma queda de nível físico e técnico no campeonato, pois as situações das demais equipes não é tão diferente. Não houve amistosos ou torneios preparatórios. “De qualquer forma, com certeza teremos grandes jogos, emoção, dedicação, superação das equipes.”

Entre as seis equipes no Catarinense de 2020, existem rivalidades antigas, e outras surgindo. Bicudo elenca Blumenau, equipe atual tricampeã, e Blackstar, com investimentos promissores, como favoritas. O treinador confia no fator casa, e no elenco, que classifica como “bem mais forte do que o do ano passado”.

“Blumenau, Joinville, Brusque, os próprios times do Oeste, Videira e Joaçaba. São José é um time já há três, quatro anos no cenário de Santa Catarina. Acho que teremos um campeonato muito disputado. A gente sempre vai estar num campeonato para vencer.”

No fim das contas, Bicudo reserva elogios à Federação Catarinense de Basketball (FCB) pela realização do campeonato. “É um esforço, com todos os protocolos de segurança, com tudo. Tudo que a federação está fazendo, também com a Fundação Municipal de Esporte (FME) e a AD Brusque, para que o campeonato aconteça. Seria muito mais fácil não realizar, por ser um ano tão atípico. É louvável esta determinação, o auxílio nos testes para Covid-19.”

Desfalque

O único desfalque para o campeonato é o armador Kevin. Com a pandemia, o estadunidense voltou a Nova Iorque, onde reside, e seu retorno para a disputa do Catarinense se tornou inviável. Os motivos incluem a curta duração do estadual, o custo da viagem para trazer o jogador e os riscos de uma viagem tão longa em meio à pandemia.

Tanto Bicudo como Kevin lamentam a ausência, mas o treinador evita correr riscos. “Depois que ele viesse, teria que ficar até o começo dos treinos para o Campeonato Brasileiro do ano que vem, se o Campeonato Brasileiro começar. Seria totalmente inviável.”

No lugar de Kevin, entra o jovem brusquense Luiz Knabbe, de 17 anos.

Brusque Basquete – elenco

Fórmula de disputa

O Campeonato Catarinense de Basquete tem seis equipes, metade da quantidade que teve o torneio em 2019. Brusque Basquete, Blumenau, São José, Blackstar (Joinville), Ablujhe (Joaçaba) e Aviba (Videira).

Sâo dois grupos de três equipes cada. Os dois melhores de cada grupo passam às semifinais, que, assim como a final, são disputadas em jogo único.

Grupo A
Blumenau
Brusque
Aviba

Grupo B
Ablujhe
Blackstar
São José

O Brusque Basquete enfrenta o Blumenau às 20h30 de quarta-feira, 4. Se vencer, enfrenta a Aviba na sexta-feira, 6, às 20h30. Se perder, a partida contra a equipe de Videira será disputada às 20h30 de quinta-feira, 5. As semifinais serão disputadas no sábado, 7. Decisão de terceiro lugar e final ficam para domingo, 8.

Retrospecto

O Brusque Basquete conquistou o Catarinense em 2013 e 2016. Foi vice em 2010, 2011, 2012, 2014, 2015 e 2017. O atual campeão o é o Blumenau, tricampeão 2017-2018-2019. Sua sequência de títulos desde 2014 foi interrompida justamente pelo Brusque, em 2016.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo