Brusque Basquete/KTO faz sua melhor campanha no Campeonato Brasileiro da CBB

Equipe encerra disputa com oito vitórias, três derrotas, e jogadores em destaque

Brusque Basquete/KTO faz sua melhor campanha no Campeonato Brasileiro da CBB

Equipe encerra disputa com oito vitórias, três derrotas, e jogadores em destaque

Eliminado do Campeonato Brasileiro da CBB neste domingo, 28, o Brusque Basquete/KTO encerrou o que foi sua melhor campanha na competição, da qual participa desde a temporada inaugural, em 2019. Foram oito vitórias e três derrotas, com 726 pontos marcados e 639 sofridos.

Foi a primeira vez que a equipe brusquense terminou a competição com mais vitórias do que derrotas. Na primeira fase, terminou como líder da Conferência Chuí, com sete triunfos e um único revés, já na última rodada, e a segunda melhor campanha geral, atrás do Cruzeiro, líder da Conferência Cadum, em critérios de desempate.

Nas quartas de final, o Brusque Basquete venceu a Liga Sorocabana fora de casa por 62 a 50. Decidindo na Arena Brusque, a equipe sofreu derrotas por 62 a 55 e 61 a 56.

Apesar de, em números absolutos, o ataque ter sido econômico (726 pontos, com média de 66 por jogo, a menor desde 2019), a defesa foi uma das grandes armas da equipe. Foram 630 pontos sofridos, com média de 58,09, muito menor que nos anos anteriores.

O Brusque Basquete é a única equipe que participou das quatro edições do novo Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), realizadas desde 2019. Ao todo, 26 clubes já estiveram presentes.

O presidente Zurico Frota afirma que o técnico Márcio Andrade permanece à frente da equipe. A base será mantida, e a previsão é de que não saiam mais de dois jogadores.

A avaliação do dirigente é que a equipe estava preparada para disputar o título até o último jogo e exalta a campanha. Contudo, destaca que o jogo que sacramentou a eliminação foi o que teve a pior atuação no ano. “Infelizmente fizemos dois jogos muito abaixo do que vínhamos jogando. Mas isto acontece, é do esporte. Agora é tocar o trabalho. (…) Acho que a equipe fez um belo trabalho.”

Zurico celebra o recente acordo para patrocínio-master e estima que ele deverá ser ampliado. Também cita a presença do público na Arena Brusque como um fator importante ao longo da campanha. “A torcida esteve presente mesmo no domingo de manhã, com chuva, depois de uma derrota na sexta em um jogo que todos esperavam uma grande vitória.”

O elenco vai receber de 10 a 15 dias de folga e depois se reapresenta para as outras competições. “Acho que Brusque, mais uma vez, estará pronta para decidir mais títulos.”

A Taça FCB, que começa no início de junho, não deverá ter a presença do Brusque nem da Apab Blumenau. Ambos os times disputavam o Brasileiro, mas Zurico avalia se há possibilidades de jogar.

O calendário brusquense terá Copa Santa Catarina, Campeonato Catarinense, Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e pode contar também com o Sul-Brasileiro. É cogitada também a disputa de uma copa amistosa.

Jogadores

Diversos jogadores do Brusque Basquete se destacaram ao longo da campanha. O armador Brito e o ala-armador Pará figuram entre os maiores pontuadores do campeonato, com bons aproveitamentos, figurando em listas de melhores jogadores em diversos quesitos.

O ala Chupeta é o quinto jogador que esteve mais tempo em quadra até aqui, com 355min47. É dele também o maior índice acumulado de eficiência: 119.


Assista agora mesmo!

Bolo de banana saudável: alternativa deliciosa e prática para sua rotina


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo