Brusque Basquete terá 2019 de desafios e começa ano apostando no planejamento
Time antecipa a apresentação e faz trabalhos de reforço físico, além de treinos técnicos e táticos
O ano de 2019 será de desafios para a equipe Brusque Basquete. Além das tradicionais competições estaduais, como o Catarinense e os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), o time está garantido no Campeonato Brasileiro de Basquete. Esta competição volta a ser realizada após 11 anos, já que teve sua última edição em 2008.
Mesmo com orçamento restrito, a equipe aposta em um planejamento antecipado para conseguir superar as próprias limitações. A equipe se apresenta semanas antes dos primeiros desafios do ano, com foco no fortalecimento físico e no entrosamento da equipe com treinos táticos e técnicos. A reapresentação será na próxima semana.
Por mais uma temporada, o técnico da equipe será Alexandre Barros, o Bicudo, auxiliado por Daniel ‘Hut’, que por muitos anos foi atleta do time brusquense, fazendo história com a conquista de dois Jasc. Segundo Bicudo, os atletas vão suar a camisa para entrar em forma. “Nós começaremos com a parte física, com corridas de longa distância para resistência, além de academia. O trabalho começará às 8h30 na academia, e das 10h às 12h na Arena Brusque. De tarde, sempre treinaremos das 17h às 19h. A princípio, de segunda à sexta, mas podendo ocorrer aos sábados e domingos, também”.
Esta reformulação no planejamento surge, principalmente, porque a equipe quer alçar vôos mais altos na temporada. “Queremos retomar o nosso posto, entre as três melhores equipes de Santa Catarina. Acho que 2018 foi um ano importante, mas 2019 é muito promissor. A torcida pode esperar um time aguerrido, rápido e com determinação de vitória. Vamos honrar a camisa de Brusque”, continua.
Equipe mais jovem
O planejamento já é um salto considerável em comparação com outras temporadas, nas quais muitas vezes os treinos eram bem espaçados e em um curto período, iniciando a competição logo em seguida. Outra mudança estratégica foi na aposta de uma equipe mais jovem, que deve dar mais velocidade nas jogadas da equipe brusquense.
Um dos exemplos de novas caras da equipe é o pivô Peçanha. O atleta tem 20 anos e impressionantes 2,07 metros. Peçanha teve como último clube o São José Basketball, de São José dos Campos (SP). Chega com o objetivo de ser um dos cestinhas da equipe.
Além da juventude, atletas tarimbados e conhecedores do basquete estadual também reforçam o elenco. Um exemplo é o também pivô Guilherme Barth, de 34 anos e 2 metros de altura. O atleta jogou nos dois maiores rivais do basquete catarinense, Brusque e Blumenau, e retorna ao berço da fiação catarinense.
Mas Bicudo explica que existe espaço para mais atletas, e os reforços podem chegar ao longo da temporada. “A gente ainda está vendo umas situações pontuais,para deixar o time mais reforçado para 2019. Vamos fazer de tudo neste ano para recuperar nosso espaço no estado, fazer um bom Brasileiro e novamente brigar pelos títulos. Essa é a nossa intenção”.