Brusque Basquete vai a Ponta Grossa sonhando com o título brasileiro

Equipe enfrenta o Cravinhos (SP) pelas semifinais nesta sexta-feira; técnico Bicudo avalia desempenho e chances

Brusque Basquete vai a Ponta Grossa sonhando com o título brasileiro

Equipe enfrenta o Cravinhos (SP) pelas semifinais nesta sexta-feira; técnico Bicudo avalia desempenho e chances

O Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania está a duas vitórias do título do Campeonato Brasileiro e enfrenta o Cravinhos (SP) pelas semifinais nesta sexta-feira, 7, às 18h, no ginásio Borell du Vernay, em Ponta Grossa (PR). Sem desfalque algum no elenco, a equipe precisa da vitória para chegar à final, onde poderá enfrentar o anfitrião Novo Basquete Ponta Grossa (NBPG) ou a Unifae, de São João da Boa Vista (SP).

Diferentemente do Novo Basquete Brasil (NBB) e da NBA, dos Estados Unidos, a fase final não é disputada por play-offs com confrontos envolvendo cinco ou sete partidas, mas sim pelo chamado Final Four: as quatro melhores equipes se enfrentam em semifinais, decisão de terceiro lugar e final, em jogos únicos, em sede pré-determinada. No caso do Brasileiro de 2019, a sede é Ponta Grossa.

Veja também:
Conheça 17 refúgios naturais de Botuverá, que impressionam pela beleza e preservam espécies de plantas e animais

Cinco motivos para visitar a 27ª Festa Bergamasca, em Botuverá

Saiba os motivos dos problemas no serviço de entrega dos Correios em Brusque

O adversário do Brusque Basquete é o Cravinhos, equipe que perdeu três partidas das 14 da primeira fase: na estreia contra a Liga Sorocabana (LSB), e também para o Blackstar, de Joinville, lanterna da competição, e para a Unifae São João. Tem a melhor defesa da competição, com 843 pontos sofridos.

“É um time que tem muita cadência, sabe reter a bola. As vitórias sobre nossa equipe foram conquistadas jogando em cima das nossas falhas. A responsabilidade e a pressão estão com eles, que têm a melhor campanha. Mas nós vamos para vencer, as chances são 50% a 50%, temos que entrar muito bem concentrados. O favorito ao título é o time de Ponta Grossa, pelo fator casa, não é tudo, mas ajuda demais”, comenta o técnico do Brusque Basquete, Bicudo.

Nos números, os brusquenses têm a terceira pior defesa da competição, mas parte dos méritos na classificação ao mata-mata se deve a reparos no setor defensivo. Na 13ª rodada, que garantiu a classificação, o time sofreu apenas 48 pontos contra a LSB. Foi a partida na qual uma equipe sofreu menos pontos neste Brasileiro.

As diferenças nas quantidades de treinamentos fundamentais, na avaliação de Bicudo. Nestes três anos à frente do Brusque Basquete, desde os tempos em que era a AD Brusque, o técnico se enxerga trabalhando em condições muito mais profissionais.

“Temos que agradecer muito à torcida, que está de parabéns, esteve presente em bom número na Arena Brusque, foram ótimos. Depois do Brasileiro, teremos várias outras competições no segundo semestre e adoraríamos ter este apoio importante novamente”, afirma.

As partidas do Final Four do Campeonato Brasileiro serão transmitidas pelo TVN Sports, na internet. A final será disputada no mesmo local, às 18h30 deste sábado, 8. No mesmo dia, às 16h30, os perdedores das semifinais disputam o terceiro lugar.

P: pontos | J: jogos | V: vitórias | D: derrotas | PP: pontos pró | PC: pontos contra | SP: saldo de pontos | %: aproveitamento


Brusque Basquete
Com sete vitórias e sete derrotas, a equipe conquistou a vaga ao Final Four com uma rodada de antecedência. Ficou na quarta colocação, com 953 pontos pró e 992 contra. Seis das vitórias foram sobre equipes que não se classificaram. A Unifae São João foi a única equipe do Final Four vencida pelo Brusque Basquete: uma bela vitória por 76 a 66 na Arena.


Cravinhos Basketball
O Cravinhos venceu as duas partidas contra o Brusque Basquete: Na segunda rodada, em casa, venceu por 62 a 52. No returno, em Brusque, o placar foi 76 a 54. A equipe esperava sediar o Final Four por ter obtido a melhor campanha na primeira fase, mas a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) escolheu Ponta Grossa.


Unifae São João
Uma forte equipe que tem a segunda melhor defesa da competição, com 904 pontos sofridos. “A expectativa é muito boa, estamos fazendo bons treinos, trabalhando conceitos, jogadas e a parte defensiva, por isso estamos bem empolgados para disputar essa fase decisiva do Campeonato Brasileiro. Daremos o nosso melhor, 100%, e iremos em busca do título”, declara Igor Avelino, ala da equipe, ao site oficial da CBB.


Novo Basquete Ponta Grossa
Os anfitriões contam com o fator casa para conquistar o troféu. Têm nada menos que 1072 pontos e o melhor ataque do campeonato. No confronto contra a Unifae, levou a pior em São Paulo, perdendo por 81 a 60, e em casa, no segundo turno, venceu por 66 a 63.

Veja também:
Oscilação do dólar impacta agências de turismo em Brusque

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Especialistas de Blumenau criticam propostas de alteração nas leis de trânsito


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo