Brusque Basquete/KTO vence a Liga Sorocabana fora de casa nos play-offs do Brasileiro

Equipe foi a única visitante da rodada a vencer; uma nova vitória em casa garante vaga na próxima fase

Brusque Basquete/KTO vence a Liga Sorocabana fora de casa nos play-offs do Brasileiro

Equipe foi a única visitante da rodada a vencer; uma nova vitória em casa garante vaga na próxima fase

Em um jogo muito disputado, o Brusque Basquete/KTO venceu a Liga Sorocabana por 62 a 50 neste domingo, 21, no ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), no primeiro jogo dos play-offs do Campeonato Brasileiro da CBB. O ala-armador Samuel Pará, do Brusque, foi o cestinha, com 19 pontos. A equipe foi a única visitante a vencer na rodada.

O segundo jogo da série será disputado na Arena Brusque, às 19h30 desta sexta-feira, 26. Se a Liga Sorocabana vencer, será realizado o terceiro jogo, também na Arena Brusque, às 11h de domingo, 28. Se o Marreco vencer mais um jogo, passa ao quadrangular final.

A equipe brusquense não contou com a presença do técnico Márcio Andrade, que foi liberado para ir ao Rio de Janeiro por problemas particulares. O assistente técnico Guilherme Capoano, o Gigante, foi quem comandou o time na partida.

Play-offs – Primeiro jogo

Osasco 98 x 78 Cruzeiro
Santos 85 x 76 Apab Blumenau
AZ Araraquara 80 x 77 Praia Clube
Liga Sorocabana 50 x 62 Brusque

Saindo atrás

A partida começou da pior forma. Com 6min13 para o fim do primeiro quarto, o técnico Márcio Andrade pediu tempo. O placar era 10-2 para a Liga Sorocaba, com o Brusque Basquete enfrentando muitas dificuldades no ataque, enquanto os adversários tinham liberdade para arremessar com o ala-pivô Leandro Moraes e o ala Lelê.

A equipe brusquense conseguiu fazer ajustes na defesa após a parada, e diminuiu a desvantagem com uma boa infiltração de Batata e dois lances livres do pivô Arquidally. Faltando 2min39, ele anotou mais dois pontos, após bela jogada com Kevin recebendo no garrafão e executando a assistência: 10-8.

Os anfitriões só voltaram a marcar com o pivô Raphael Alves, quando faltavam 43 segundos para o fim do período, com uma bola chorada: 12-8.

Leia também

1. Brusque contrata meia do Capivariano por empréstimo
2. Brusque empata com o CSA em Maceió
3. Quadricolor anuncia novo goleiro com contrato até 2024

Equilíbrio total

O segundo período começou bastante truncado, com baixos aproveitamentos das equipes. A Liga Sorocabana cometia erros, mas o Brusque Basquete tinha problemas para passar pela defesa, e também cometia muitas faltas. Faltando 6min36 para o fim, foi anotada uma falta do pivô Carlos Júnior e uma falta técnica do banco. Contudo, Lelê errou o lance livre da falta técnica e o pivô Felipe Franklin acertou um único arremesso da falta seguinte.

Pouco depois, o ala Lucas Marciel roubou a bola para anotar 17-10 para a Liga Sorocabana, e o assistente técnico Gigante pediu tempo para o Brusque Basquete. O armador Adler, voltando após uma lesão sofrida no jogo, fez mais dois: 19-10, faltando seis minutos.

O Brusque Basquete não se abateu e foi buscar. O final do período foi eletrizante. O ala Batata sofreu falta técnica quando a Liga Sorocabana já havia estourado as faltas. Marcou dois dos três lances livres à disposição, levando o placar a 26-25, com uma desvantagem de apenas um ponto, faltando 1min22.

O time da casa voltou a marcar com bela cesta de três. O armador Beto deixou o jogo em 29-25 Faltando 39 segundos, Brito arremessou de muito longe e diminuiu novamente: 29-28 e final de primeiro tempo.

Virada e empate

Pela primeira vez, o Brusque Basquete assumiu a frente no placar, com Pará: 29-30. O técnico da Liga Sorocabana, Roberto Francisco, pediu tempo quando sua equipe perdia por 31-36. O Marreco havia acabado de anotar dois pontos com o pivô e capitão Finão, faltando 4min28 para o fim do terceiro período.

Empurrada pela torcida, a Liga Sorocabana conseguiu empatar a partida, num momento em que o Brusque já não convertia nada no ataque. Faltando 32 segundos, Lucas Marciel acertou belíssima bola de três. O placar ficou em 40-40, e assim foi ao último quarto do jogo.

Decidindo

O quarto período começou movimentado. Depois de uma fantástica bandeja do ala-armador Pará, Aquiles respondeu com bela bola de três: 43-42 para a Liga Sorocabana. Chupeta marcou mais três pontos e Brito anotou um lance livre para o Brusque Basquete, mas Adler fez mais três pontos para os anfitriões: 46-46.

O Brusque conseguiu abrir cinco pontos com lances livres de Brito e uma bela jogada de Batata: 48-53. Leandro Moraes tentou responder com uma enterrada, mas errou o lance. Brito, cada vez melhor na partida, fez belo giro no garrafão e levou o placar a 48-55. O técnico Roberto Francisco pediu tempo após outros dois pontos marcados por Batata: 48-57.

Faltando 55 segundos, o ala Chupeta converteu dois lances livres: 49-59. No último lance do jogo, Pará arremessou de longe e fez lindos três pontos: 50-62, e Brusque começa a série em vantagem.


“Meu maior sonho é ver ela brincando com outra criança”: mãe fala sobre desafios da maternidade atípica:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo