Campeões em 1992, Palmito e Carlos Alberto comentam nova oportunidade de título estadual

Ex-volante e ex-goleiro do Brusque elogiam geração atual e analisam semelhanças e diferenças

Campeões em 1992, Palmito e Carlos Alberto comentam nova oportunidade de título estadual

Ex-volante e ex-goleiro do Brusque elogiam geração atual e analisam semelhanças e diferenças

Em 13 de dezembro de 1992, a cidade de Brusque parou para comemorar uma conquista inédita, que possui lances e personagens que serão lembrados para sempre: o título do Campeonato Catarinense, após uma vitória no tempo normal e na prorrogação sobre o Avaí no estádio Augusto Bauer. E, em 2 de abril de 2022, no ano em que aquela final completa 30 anos, o quadricolor poderá comemorar novamente um título e, para isto, será necessário vencer ou empatar com o Camboriú mais forte que já existiu.

• Quer receber notícias sobre o Brusque Futebol Clube no seu WhatsAppClique aqui e entre no grupo do jornal!

Carlos Alberto disputou aquela final contra o Avaí. O goleiro, que hoje trabalha nas categorias de base do Paysandú, relata que há poucas semelhanças entre as duas épocas. “Em 1992 havia uma superioridade dos times da capital, além do Joinville e do Criciúma. O Brusque, aparentemente, não tinha perspectiva nenhuma para ser campeão. Mas tudo se resolve dentro de campo. Éramos um grupo muito unido, muito fechado.”

Brusque Carlos Alberto goleiro
Carlos Alberto aos 24 anos, na edição de 29 de julho de 1988 de O Município | Foto: Arquivo O Município

Ou seja, a conclusão é a mudança enorme no status do quadricolor dentro do cenário estadual. “O Brusque atual, no meu ponto de vista, é um dos grandes do estado, e os resultados mostram isso. É uma potência, um time de ponta, muito competitivo. Um time muito regular, estável.”

O ex-goleiro do Brusque se recorda que, em 1992, o time se retirou da cidade por alguns dias para manter a concentração e se distanciar um pouco de toda a expectativa e pressão. Em relação a 2022, ele elogia a diretoria e a comissão técnica no sentido de preparo psicológico, tendo em conta o favoritismo quadricolor e toda a qualidade que o Camboriú tem demonstrado. “O Waguinho é um grande profissional, com muita experiência. Tenho certeza que está tomando as devidas precauções para que o time tenha os pés no chão.”

brusque 1992 final 2022 catarinense campeão
O pôster da revista Placar, na edição dos campeões de 1992 | Foto: reprodução

Palmito foi o artilheiro do Brusque na campanha do título de 1992: marcou nada menos que 13 gols ao longo da campanha, sendo um meio-campista. Nenhum jogador do quadricolor marcou tantos gols em uma só edição de Campeonato Catarinense. Tita (1995), Leandrinho (2011), Jairo (1998) e Jonatas Belusso (2017) chegaram perto, com 11 tentos, e Alex Sandro até poderia igualá-lo se tiver uma atuação fantástica e marcar três gols no jogo de volta da final, contra o Camboriú.

No entanto, Palmito quer mais é que o Brusque quebre todos os recordes de sua geração e cresça cada vez mais no cenário nacional. “É muito bom ver o clube começando a investir na base, é o caminho. E se um dia o clube tiver seu estádio, vai ser muito difícil voltar [aos tempos mais difíceis]”, comenta.

Brusque final 1992
Destaque na edição especial do Natal de 1992 | Foto: O Município/Reprodução

Palmito assistiu à primeira partida da final, torcendo muito pelo Bruscão, e compara o golaço de Fernandinho ao de Washington, no jogo de volta da final contra o Avaí. “Foram dois gols parecidos, eles viram o goleiro adiantado e tentaram. Pela posição do chute do Fernandinho, não sei se ele estava chutando para o gol ou tentando o cruzamento. Foi na gaveta, um golaço.”

O ex-jogador acredita que o Brusque foi superior ao Camboriú no jogo de ida. Contudo, também ressalta as qualidades do adversário. “Não tem nada definido. Vimos no mesmo dia o São Paulo vencer o Palmeiras e o Fluminense ganhar do Flamengo, nenhum dos dois era favorito. Mas o Brusque está há tanto tempo sem perder, e eu acho que não será agora. O Camboriú tem todos os méritos, mas espero que tenha chegado a hora do Brusque.”


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo