Hora da verdade: saiba do que cada time precisa para a última rodada do Catarinense

Brusque tentará manter liderança; Joinville e Avaí estão entre rebaixamento e últimas vagas do G-8

Hora da verdade: saiba do que cada time precisa para a última rodada do Catarinense

Brusque tentará manter liderança; Joinville e Avaí estão entre rebaixamento e últimas vagas do G-8

O Campeonato Catarinense chega à última rodada da primeira fase com muitas situações a serem definidas: chaveamento de confrontos das quartas de final, quais equipes estarão no mata-mata e quem terá que disputar a segundona em 2023.

No meio do caminho, o Brusque disparou rumo à liderança com sete vitórias consecutivas. Clubes como Hercílio Luz, Camboriú e Concórdia têm sido grandes sensações no campeonato até aqui, enquanto Avaí e Joinville decepcionam a ponto de estarem próximos do rebaixamento.

Confira abaixo quais são as brigas de cada um dos 12 times do Catarinense e quais resultados são necessários para suas melhores e piores possibilidades.

Brusque

Depende apenas de si mesmo para terminar como líder da primeira fase do Catarinense. Se perder para o Figueirense em casa, manterá a liderança caso o Hercílio Luz não vença seu jogo. Nesta hipótese, o Camboriú também teria chances de ultrapassagem, mas só se vencer o Juventus e tirar uma diferença de quatro gols no saldo. No pior cenário, o Marreco termina a primeira fase na terceira posição.

Se o Brusque empatar, só poderá ser ultrapassado se o Hercílio Luz vencer o Avaí.

Avaí

Pode chegar ao G-8 se vencer o Hercílio Luz e se Barra e Próspera não vencerem suas partidas. Há chances até de chegar ao sétimo lugar, se o Marcílio Dias também perder e for ultrapassado pelo Leão no saldo de gols.

O rebaixamento pode ocorrer se não vencer o Hercílio Luz, combinado a uma vitória do Joinville sobre o Barra.

Barra

Pode chegar ao sétimo lugar se vencer o Joinville e se o Marcílio Dias perder para a Chapecoense. Ainda pode sair do G-8 e tem chances até de ser rebaixado, caso perca seu jogo e se, no mínimo, Próspera e Avaí não forem derrotados e conseguirem superar o Pescador em saldo de gols.

Camboriú

Ainda tem chances de terminar como líder. Só conseguirá com a combinação das seguintes hipóteses: derrota do Brusque para o Figueirense; empate ou derrota do Hercílio Luz diante do Avaí; e vencer o Juventus em Jaraguá do Sul a ponto de ultrapassar o Brusque no saldo de gols. Se tudo der muito errado, a Cambura pode terminar esta fase na quarta posição.

Concórdia

Pode chegar ao terceiro lugar se vencer o Próspera em Balneário Camboriú e se o Camboriú perder para o Juventus. Além disso, precisa ultrapassar o Camboriú no saldo de gols. Na pior das hipóteses, o Concórdia pode chegar ao sexto lugar.

Chapecoense

Não pode ir além do quarto lugar, o que lhe renderia decidir as quartas de final em casa, no segundo jogo. Para isto, precisa vencer o Marcílio Dias e torcer para que o Concórdia não vença o Próspera. O pior que pode acontecer à Chape é descer à sexta posição.

Figueirense

Tem chances de chegar ao quarto lugar. Só conseguirá caso vença o Brusque, contando com derrota do Concórdia e se a Chapecoense não vencer seu jogo. Além disso, precisará superar estas duas equipes no saldo de gols. Na pior de suas hipóteses, o Figueirense cairá para o sétimo lugar, sendo ultrapassado pelo Marcílio Dias.

Hercílio Luz

Busca retomar a liderança. Para isto, precisa vencer o Avaí na Ressacada e torcer para que o Brusque não vença o Figueirense no Augusto Bauer. Na pior hipótese, encerra a primeira fase em terceiro lugar.

Joinville

Precisa vencer o Barra para se salvar do rebaixamento, sem depender de mais resultados. Pode até se classificar ao G-8, em uma imensa combinação de resultados: vitória sobre o Barra; derrota do Próspera e empate ou derrota do Avaí.

Juventus

Está virtualmente rebaixado. Precisará de uma combinação complicada para se salvar: vencer o Camboriú, em casa; torcer para que o Joinville não vença o Barra; torcer para que o Avaí perca para o Hercílio Luz; e, em meio a isto tudo, ser superior no saldo de gols: hoje tem -11, contra -7 do Joinville e -4 do Avaí.

Marcílio Dias

É o sétimo colocado e só pode subir uma posição. Para isto, precisará vencer a Chapecoense na Arena Condá e torcer para o Figueirense perder para o Brusque. Só sairá do G-8 se perder para a Chape e se Próspera e Barra vencerem seus jogos. Já não tem mais risco de rebaixamento.

Próspera

Está na nona posição. Pode chegar ao sétimo lugar se vencer o Concórdia, além da concretização de destas duas hipóteses; derrota do Marcílio Dias, somado a empate ou derrota do Barra. Tem os mesmos 10 pontos do Barra, então pode chegar ao G-8 com um empate desde que o time de Balneário Camboriú perca sua partida.

O rebaixamento ainda é uma ameaça. Basta uma derrota somada a triunfos de Avaí e Joinville.


• Quer receber notícias sobre o Brusque Futebol Clube no seu WhatsAppClique aqui e entre no grupo do jornal!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo