Brusque inicia reestruturação das categorias de base e traça objetivos

Ideias foram apresentadas em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 28

Brusque inicia reestruturação das categorias de base e traça objetivos

Ideias foram apresentadas em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 28

O Brusque apresentou, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 28, suas ideias e planos para a reestruturação das categorias de base, num projeto que tem, como objetivo a curto prazo, classificar o clube à Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023. Estiveram presentes o diretor das categorias de base, Roberto Zen; o coordenador Miguel Ferreira; o técnico Luizão; o treinador do time Sub-15, Andreone Reis; e o preparador de goleiros Gustavo Solci.

O coordenador, Miguel Ferreira, foi jogador do Brusque de 2004 a 2006. Ele elabora um projeto de captação de recursos a longo prazo por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A princípio, o projeto estará finalizado em fevereiro e, se tudo correr como esperado, a captação iniciará na metade de 2022.

Conforme relata Ferreira, o projeto deve ser submetido nos primeiros dias de fevereiro, e entra em tramitação na Secretaria do Esporte, no Ministério da Cidadania. Se tudo for aprovado, o clube ganha uma carta de captação para começar a consultar empresas que possam contribuir com parte de seus tributos.

O diretor Roberto Zen afirma que o departamento faz um mapeamento de empresas da cidade que têm potencial de contribuir com o projeto de captação de recursos. “Estamos fazendo um projeto pequenininho, que não é este, para fazer esta travessia e tentar tocar a base até estes recursos chegarem sem onerar o orçamento do [time] profissional. Será um outro desafio, mas de menos tempo.”

Atualmente, há quatro clubes com status de “formador” no estado, de acordo com lista da Confederação Brasileira de Futebol: Chapecoense, Criciúma, Avaí e Figueirense. O Brusque pretende, por meio desta estruturação, integrar este grupo.

Entre os objetivos, está a luta para ficar entre os quatro melhores do Campeonato Catarinense Sub-20, o que renderia ao quadricolor uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2023.

“Não pretendemos vender falsas expectativas. Não é uma virada de chave de uma vez só, será fruto de um trabalho estruturado”, comenta Roberto Zen.

“Aqui vinha sendo feito um trabalho muito bom, principalmente com o Santos Dumont, a quem a gente agradece muito. Agora estamos em um novo momento, o Brusque está em um novo momento, que precisa ser respeitado, no sentido de prover soluções. Não temos todas elas prontas, mas temos um direcionamento bem forte do que queremos”, completa.

O clube precisa estruturar toda a parte de logística e alojamento para que possa abrigar as categorias de base e iniciar um caminho até que possa se tornar um clube formador. O Certificado de Clube Formador é previsto na Lei Pelé (9615/98), e sua finalidade é intitular o beneficiário pleitear a indenização por formação estabelecida na legislação e normas nacionais.

“Existe alguma coisa feita, mas a gente sabe que precisa ser refeito e revisado. (…) A parte logística, de instalações, de tudo o mais, está sendo prevista dentro do nosso orçamento de planejamento. Como acomodá-los da melhor maneira, que parte educacional precisa ser tratada”, comenta Zen.

O técnico do time Sub-20 será Luizão, que conquistou o acesso do Carlos Renaux à Série B estadual de 2020. Ele comandou o Vovô nos dois primeiros jogos da segunda divisão em 2021, e obteve dois empates. Voltou a ser auxiliar-técnico do time profissional com a chegada de Paulo Massaro, técnico que hoje está no Joinville.

Nesta quinta-feira, 27, Luizão anunciou sua saída do Carlos Renaux por meio das redes sociais, se apresentando ao Brusque no dia seguinte.

“Estou muito feliz com esta oportunidade. Sei do desafio, é muito grande, da grandeza do Brusque, em uma ascensão muito rápida. Sei também que a cobrança e a responsabilidades serão muito grandes. Estou muito motivado, me sinto preparado, com a ajuda de todos do departamento, com esta integração com o profissional. Acredito que com a ajuda de todos, a gente vai conseguir fazer um grande trabalho.”

Brusque categorias base Miguel Ferreira Roberto Zen Luizão
Miguel Ferreira, Andreone Reis, Roberto Zen, Gustavo Solci e Luizão | Foto: João Vítor Roberge/O Município

• Quer receber notícias sobre o Brusque Futebol Clube no seu WhatsAppClique aqui e entre no grupo do jornal!

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo